Você está aqui: Página Inicial > Graduação > História > Documentos > Normas para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Normas para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

por Prof. Dr. Marcelo Carreiro da Silva - CARREIRO, Marcelo última modificação 18/03/2022 00h17

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Art. 1° – Para a Defesa de TCC, os Artigos devem ser apresentados em 3 (três) vias impressas frente e verso e 1 cópia digital em PDF enviada via e-mail ao coordenador do TCC e ao orientador.

Art. 2° – Para a Banca de Qualificação do TCC, os Artigos devem ser apresentados em 2 (duas) vias impressas frente e verso e 1 cópia digital em PDF enviada via e-mail ao coordenador do TCC e ao orientador com, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do trabalho concluído.

Art. 3° – O texto do artigo final encaminhado à Banca de Defesa deverá ter a seguinte formatação:

3.1) Extensão mínima de 12 (doze) páginas, e extensão máxima de 15 (quinze) páginas. Referências bibliográficas, lista de fontes / documentos, lista de arquivos e anexos não contam para o número de páginas mínimo e máximo do texto do artigo.

3.2) Texto em fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5 e alinhamento justificado.

3.3) Margens: superior e inferior de 2,0 cm e esquerda e direita de 3,0 cm.

3.4) Numeração de página no início da página à direita.

3.5) Título centralizado em negrito.

3.6) Nome do autor do Artigo, abaixo do título alinhado à direita.

3.7) Nome e titulação do Professor Orientador do TCC abaixo do nome do autor do Artigo alinhado à direita.

3.8) Resumo de no máximo 10 linhas, com espaçamento simples e alinhamento justificado.

3.9) De 3 a 5 palavras-chave separadas com ponto e vírgula e em letras minúsculas (empregar maiúsculas somente quando o caso exigir: nomes próprios, por exemplo).

3.10) O texto deverá ser estruturado com introdução, desenvolvimento e conclusão.

3.11) O parágrafo deverá ter recuo de 1,5 cm a partir da margem.

3.12) Referências deverão identificar o autor ou o documento com o sistema de citação curta no corpo do texto na mesma fonte e tamanho de fonte do texto. Exemplo: (SILVA, 2015, p. 28).

3.13) Citações curtas, de até três linhas, deverão ser feitas no corpo do texto e entre aspas. As citações longas, com mais de três linhas, deverão ser feitas em destaque e sem aspas, com fonte Times New Roman, tamanho 10, em espaço simples, recuo de 4 cm da margem esquerda com os espaços entre a citação e o corpo do texto de 1,5 cm.

3.14) As notas de rodapé empregadas conforme as normas da ABNT, serão feitas em fonte Times New Roman, tamanho 10, em espaço simples e referem-se a possíveis agradecimentos na realização do trabalho, notas explicativas e qualquer outra necessidade que não possa ser empregada a referência curta.

3.15) Ao final do texto, deverão constar todas as referências bibliográficas utilizadas no trabalho ordenadas por ordem alfabética conforme as normas da ABNT.

3.16) Em seguida às referências bibliográficas deverá constar a lista com as referências das fontes consultadas, que devem ser referenciadas conforme suas categorias (manuscritos, jornais, revistas, leis, pinturas, fotos, filmes, entrevistas, objetos, etc) segundo as normas da ABNT para cada categoria de fonte consultada.

3.17) Em seguida à lista das fontes deverá constar a lista dos arquivos ou acervos públicos e / ou privados consultados durante a pesquisa.

3.18) Imagens, figuras, mapas, gráficos, tabelas e quadros empregados no corpo do texto deverão estar devidamente analisados segundo referencial metodológico específico, pois são documentos que devem ser devidamente criticados. Se tiverem um caráter meramente ilustrativo poderão ser empregados em anexo após as referências bibliográficas e listas.

3.19) Imagens, figuras, mapas, gráficos, tabelas e quadros deverão ser numerados e acompanhados de legenda que deverá estar localizada logo abaixo Imagem, figura, mapa, gráfico, tabela ou quadro com um espaço simples, centralizada em negrito, tamanho 11 e devidamente identificada quanto às suas fontes ou metodologia de construção em nota de rodapé.

registrado em: