Você está aqui: Página Inicial > Graduação > História > Estrutura

Licenciatura em História

por admin última modificação 18/03/2022 16h28
Informações Gerais do Curso

DURAÇÃO: 4 anos (recomendado)

PERÍODO DE FUNCIONAMENTO: Noturno
NÚMERO DE VAGAS: 40

DESCRIÇÃO: O Curso de História tem por objetivo a formação do professor pesquisador, pois trabalha o conceito da produção do conhecimento em sala de aula como dimensão indissociável da pesquisa histórica. A formação do acadêmico de História está embasada na instrumentalização e produção do conhecimento articulados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esse acadêmico será, portanto, um profissional que problematiza o conhecimento que lhe é apresentado e se propõe a (re) construí-lo. Essa atitude investigativa se apresenta como uma habilidade que está intimamente relacionada com a atividade do professor de História, criando novas formas de ensino e aprendizagem, investigação científica e intervenção da realidade investigada.

ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O mercado de trabalho do profissional de História centra-se nas atividades de docência no ensino Fundamental e Médio, conforme se avança nos estudos de pós-graduação, abrem-se possibilidades de atuação no Ensino Superior e no campo da produção historiográfica. Porém, novos campos de atividades têm surgido, voltados às pesquisas acadêmicas direcionadas a institutos, organizações e instituições públicas e privadas.

OPORTUNIDADES PARA OS ACADÊMICOS: Além de simpósios, palestras e seminários, o curso de História oferece atividades de extensão, desenvolve projetos de pesquisas e organiza pesquisas de campo voltadas à formação acadêmica.