Você está aqui: Página Inicial > Graduação > História > Laboratórios > Lab-TEMPO

Lab-TEMPO

por Prof. Dr. Marcelo Carreiro da Silva - CARREIRO, Marcelo última modificação 01/12/2023 13h09

Laboratório de Estudos do Tempo Presente (Lab-TEMPO)

François Bédarida, ao criar o “L’Institut d’Histoire du Temps Présent” em 1978, definiu o incipiente campo da História do Tempo Presente como sendo “a nova oficina de Clio”1. A proposta consistia em uma mudança epistemológica considerável, ao trazer a pesquisa historiográfica para o passado imediato e mesmo o presente.

Desde o estabelecimento do Institut, a História do Tempo Presente se estabeleceu como um campo de pesquisa, capaz mesmo de dialogar transdisciplinarmente com diversas áreas, na busca de ferramentas para a análise do presente histórico. Do primeiro simpósio, em 1992, até o mais recente Simpósio Internacional de Historia do Tempo Presente, de 2011, ambos organizados pelo Institut, o Tempo Presente se consolidou como um campo sólido de pesquisa historiográfica, com diversos acadêmicos e centros de pesquisa no mundo se dedicando ao tema. No Brasil, é de se notar o pioneirismo do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (TEMPO), estabelecido pelo prof. dr. Francisco Carlos Teixeira da Silva na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1994, matriz a partir da qual a área de pesquisa se disseminou pelo Brasil.

O Laboratório de Estudos do Tempo Presente (Lab-TEMPO) da UNESPAR tem como objetivo o acompanhamento de processos históricos inseridos no recorte imediato do presente, sendo com isso capaz de oferecer análises explicativas de pontos correntes da política internacional, em especial no campo dos estudos de segurança, a partir do ferramental historiográfico típico – mas não apenas limitado a este.

Para isso, serão essenciais os trabalhos com novas fontes ainda negligenciadas na pesquisa historiográfica, como quadrinhos, jogos eletrônicos e a miríade de conteúdo audiovisual digital, com tipologia cada vez mais diversa na internet.

Com tais objetivos, o Lab-TEMPO prevê a orientação das pesquisas de alunos da UNESPAR/Paranaguá, seja na produção de seus Trabalhos de Concluso de Curso (TCC) ou no âmbito de suas pesquisas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Com isso, haverá a inserção da pesquisa acadêmica da instituição no diálogo global das pesquisas do Tempo Presente, gerando visibilidade para a produção científica regional e para a UNESPAR como um todo.

Finalmente, o Lab-TEMPO contempla a possibilidade de elaboração de cursos de extensão, para atender as demandas das escolas públicas do litoral paranaense na formação complementar de elementos associados ao trabalho do laboratório, como uso apropriado de novas fontes, análise de atualidades e tópicos da política internacional e da segurança global. Tais cursos seriam operacionalizados com os discentes do curso de História, complementando sua formação profissional e os colocando em contato direto com a escola pública, integrando a produção acadêmica diretamente com as escolas, contribuindo para um ensino público regional de qualidade.

Função

Incrementar a pesquisa regional do litoral paranaense; contribuir para a integração entre a UNESPAR e as escolas públicas da região; aumentar a visibilidade institucional do Colegiado de História e da UNESPAR como um todo.

Coordenador:

Prof. Dr. Marcelo Carreiro da Silva - marcelo.carreiro@unespar.edu.br

1DOSSE, François. História do Tempo Presente e Historiografia. Revista Tempo e Argumento, v. 04, n. 01, p. 05–22, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304012012005/2014>. Acesso em: 4/10/2019.