Você está aqui: Página Inicial > Noticias Unespar > Pesquisa > EPEX – Encontro de Pesquisa e Extensão PROFEI Educação Básica

EPEX – Encontro de Pesquisa e Extensão PROFEI Educação Básica

por última modificação: 03/02/2022 21h37

PROFEI – MESTRADO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA UNESPAR realizará, de 07 a 12 de fevereiro, o I EPEX – Encontro de Pesquisa e Extensão PROFEI Educação Básica. Trata-se de um evento que, nessa primeira edição, será realizado concomitantemente nos municípios de Matinhos e União da Vitória, durante a Semana Pedagógica e contará com o protagonismo dos mestrandos da UNESPAR em processo formativo. O I EPEX cumpre ao propósito que se apresenta à Pós-graduação, ao orientar que as pesquisas e estudos estejam alinhados às demandas da Educação Básica. Assim, pelas especificidades do programa, voltado à formação de professores da Educação Básica stricto sensu, os professores e discentes do programa também realizam ações voltadas aos pares das escolas de Educação Básica. Nesse intuito, de 07 a 12 de fevereiro, professores dos referidos municípios, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no atendimento especializado (AEE) – e demais interessados, poderão participar de oficinas protagonizadas pelos mestrandos do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva, em parceria com os orientadores e docentes do PROFEI Unespar.

Para se inscrever, basta acessar o link e preencher o formulário disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbErcpFv57dL-kcNREW7x3qHdVsk_6FdDfUKizUkt3KnBoZw/viewform

O evento será transmitido pelo canal YouTube do campus de Paranaguá  https://www.youtube.com/unesparcampusdeparanagua

PROGRAMAÇÃO:

DATA: 07 de fevereiro

TEMA: Educação Inclusiva para que e para quem?

Professoras: Fernanda Carolina Libanio e Wully Altieri de Souza Castelar

Mediadora: Denise Maria Vaz Romano França

DATA: 07 de fevereiro

TEMA: Desenho Universal para Aprendizagem: contribuições para práticas pedagógicas inclusivas nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Professoras: Mariliz Cristiane Rosalin e Adriana Ligia Miskalo

HORÁRIO: 20h10 às 21h10

Debate: 21:10 às 21:40 (30 min)

Mediadora: Leocilea Aparecida Vieira

DATA: 08 de fevereiro

TEMA: Tecnologia assistiva para educação: ensino fundamental I

Professores: Marcelo Rodrigues de Moraes e Simone Ferreira

Mediadora: Eromi I Hummel

DATA: 08 de fevereiro

TEMA: RECURSOS TECNOLÓGICOS: PENSANDO PRÁTICAS INCLUSIVAS

Professoras: Andréa K. M. de Oliveira Ramos e Janete Aparecida Primon

HORÁRIO: 20h10 min às 21h10

Mediador: Gilmar de Carvalho Cruz

DATA: 09 de fevereiro

TEMA: Movimento Corporal Rítmico: desenvolvendo a leitura por meio de parlendas

Professoras: Leise R. L. de O. Ascencio e Márcia Cristina Nunes Avansi

Mediadora: Rosemyrian Cunha

DATA: 09 de fevereiro

TEMA: Estresse visual (síndrome de Irlen) associado à dificuldade de leitura: o uso da tecnologia assistiva como estratégia pedagógica.

Professoras: Érica Jamal da Silva Alda e Patricia Karla da Silva Mantovi

HORÁRIO: 20h10 às 21h10

Debate: 21h10 às 21:40 (30 min)

Mediadora: Roseneide M Batista Cirino

DATA: 10 de fevereiro

Professor: Israel Cândido da Silva

TEMA: O ensino de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da educação Inclusiva.

HORÁRIO: 18h30 às 19:30

Mediadora: Eromi I Hummel

DATA: 10 de fevereiro

Professoras: Michelly Fink e Vanessa Tavares Brito Pinheiro

TEMA: Planejamento colaborativo: desafios e possibilidades

Mediadora: Elizabeth S de Farias

DATA: 11 de fevereiro

TEMA: As Contribuições do Ensino Colaborativo para a prática docente: O olhar da Professora da Sala de Recurso e do Ensino Comum

Professoras: Ariádine Marques Vieira e Tatiana de Lima

Mediadora: Roseneide M Batista Cirino

DATA: 11 de fevereiro

TEMA: A importância do ensino colaborativo entre os professores do Atendimento Educacional Especializado e Ensino Comum: o Google Drive como estratégia

Professoras: Adriana Inocencia Gonçalves e Mari Lidia Chempcek

Mediadora: Eliane Paganini

DATA: 12 de fevereiro

TEMA: Educação Inclusiva: O uso de Recursos e o Ensino de Literatura para Alunos Surdos.

Professoras: Francismara Janaina Cordeiro de Oliveira e Marili Moreira Lopes

HORÁRIO: 08h30 às 09h30

Debate: 09h30 às 10h (30 min)

Mediadora: Leocilea Aparecida Vieira

DATA: 12 de fevereiro

MESA REDONDA: Inclusão – Pesquisa – Extensão – Educação Básica

HORÁRIO: 10h às 11:00

Debate: 11h00 às 11h30 (30 min)

Professores da Disciplina SEDEXC – Seminário de Dissertação e Extensão Curricular: Elizabeth R. S. de Farias, Eromi I. Hummel, Gilmar de Carvalho

Cruz, Leocilea Aparecida Vieira, Denise Maria Vaz Romano França, Rosemyrian Cunha, Eliane Paganini, Roseneide M. B. Cirino)

A certificação será confeccionada pela UNESPAR e está condicionada ao preenchimento e envio dos formulários de frequência, disponibilizados no chat da transmissão em cada dia. Para computar as 30 horas é necessária a participação em todos os dias e responder às questões apresentadas (em formulários via chat) até o dia 14 de fevereiro. A resposta parcial aos formulários, frequências e questões implica carga horária de participação parcial.

PROFEI MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM REDE NACIONAL Instituições:

Unespar. Unifesspa. Unesp. Uem. UEPG. Uema. Unemat. Udesc. UEPB. Upe. Unifap. Unifesp. UFMT. UFR

REALIZAÇÃO:

APOIO/PARCERIA: