Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Somos Mata Atlântica”: Primeira marca coletiva do Brasil nasce de parceria estratégica entre Unespar, UFPR e Governo do Paraná

Ensino Superior

“Somos Mata Atlântica”: Primeira marca coletiva do Brasil nasce de parceria estratégica entre Unespar, UFPR e Governo do Paraná

por última modificação: 03/11/2025 15h10

“Somos Mata Atlântica”: Primeira marca coletiva do Brasil nasce de parceria estratégica entre Unespar, UFPR e Governo do Paraná

Na segunda e terça-feira, 27 e 28 de outubro, foi realizada no Armazém Macedo (Ruínas), em Antonina, a mostra interativa com pesquisadores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o lançamento da marca “Somos Mata Atlântica”, a primeira marca coletiva do Brasil a unir de forma estratégica a produção regional e o turismo. 

O projeto faz parte do Programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), coordenado pela Invest Paraná, Agência de Promoção de Investimento do Governo do Estado, que tem como foco a criação de marcas regionais para conquistar o mercado, inserindo valor comercial à produção de pequenos empreendedores, valorizando os processos tradicionais e até históricos dos produtos. Financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o projeto VRS conta com recursos do Fundo Paraná e abrange as produções dos municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba, do Litoral do Paraná.

O lançamento da marca foi realizado no período da tarde de terça-feira (28), com a exposição de cartazes explicativos que apresentam os resultados do projeto que ficarão disponíveis por 20 dias no espaço. O projeto surge da parceria entre a Invest Paraná, tendo a Unespar como coordenadora técnica, e a cooperação da UFPR. A elaboração da marca foi resultado da primeira fase do VRS Mata Atlântica, realizado há dois anos no mesmo local em Antonina.

A atuação da Unespar e UFPR envolve o conhecimento acadêmico de diferentes áreas e cursos na construção das bases para a criação da marca. O projeto conta com três eixos principais: gestão e design, turismo de base comunitária e a produção. Assim, o foco é assegurar que o projeto reflita a identidade, a sustentabilidade e o valor comercial dos produtos e dos serviços turísticos da região.

O projeto é coordenado pela professora Dra. Mônica Herek, do colegiado de Administração e o professor Dr. Fernando Henrique Lermen, do colegiado de Engenharia de Produção do Campus de Paranaguá. Segundo a docente, o aprendizado foi coletivo e transformador para todos envolvidos. “A participação em projetos, seja de extensão ou pesquisa, a gente entende como fundamental para a formação dos acadêmicos. E essa é uma das razões pelas quais as universidades encampam projetos tão complexos como esse”. 

A marca “Somos Mata Atlântica” já atraiu cerca de 20 empreendedores, e a expectativa é que se torne uma linha norteadora para o fortalecimento da economia local e a promoção da biodiversidade do Litoral do Paraná.

A marca “Somos Mata Atlântica” estabelece o senso de pertencimento e responsabilidade, e que os produtos e experiências turísticas abrangidas não apenas se originam na região, mas estão intrinsecamente ligados à conservação e à sustentabilidade do bioma.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Bruno Banzato, há estudos para elaboração de novas marcas coletivas em outros territórios, sendo a próxima etapa a da erva-mate, com início agora em novembro e posteriormente, a da Baía de Paranaguá, que recebeu a primeira fase do VRS com parceria Invest, Funespar e Unespar Campus de Paranaguá.