Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Paranaguá recebe evento de lançamento do Caderno PNE Antirracista

Ensino Superior

Campus de Paranaguá recebe evento de lançamento do Caderno PNE Antirracista

por última modificação: 03/11/2025 16h47

Campus de Paranaguá recebe evento de lançamento do Caderno PNE Antirracista

Na sexta-feira, dia 31 de outubro, o Campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recebeu no Auditório Manoel Viana, o evento de lançamento do projeto do “Caderno PNE Antirracista: contribuições da sociedade civil”. O projeto tem com objetivo central, garantir que o novo Plano Nacional da Educação (PNE) vigente de 2024 a 2034, incorpore diretrizes, metas e ações concretas para o enfrentamento ao racismo estrutural.

A elaboração do caderno foi um esforço coletivo que envolveu pesquisadores, movimentos, lideranças e parlamentares, além do resultado de uma ampla consulta pública à sociedade. A importância do Caderno PNE Antirracista para a sociedade é buscar e assegurar que a educação brasileira garanta equidade, representatividade e justiça para os povos historicamente excluídos. 

O documento propõe diretrizes que visam combater o racismo estrutural nas instituições de ensino, garantir o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígenas, a valorização da cultura e história afro-indígena, a capacitação de educadores para o enfrentamento do racismo, e ainda, abordar questões cruciais como a participação social, a formação docente, a valorização de saberes tradicionais, a coleta de dados raciais e a Lei de Cotas.

O evento contou com Profa Mary Falcão, representante do Núcleos de Ensino para Relações Étnicos Raciais (Nera) da Unespar Campus de Paranaguá, representantes do Nera UFPR Litoral, Nera IFPR Paranaguá, Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Paranaguá, além da presença da parlamentar Carol Dartora e da diretora de Direitos Humanos da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh) Ana Maria Rufino Gillies.

Durante o evento, foi realizada uma homenagem às convidadas em reconhecimento a suas contribuições para a educação e a luta antirracista e indígena. Edicélia Maria dos Santos Souza, professora da Escola Especial Ilha do Saber, em Pontal do Paraná, doutora e idealizadora do “Educação das Relações Étnicas-Raciais”, do Projeto Afrodescentes do Litoral do Paraná (AFROLIP) e Juliana Kerexu, líder indígena da Aldeia Takuaty, na ilha da Cotinga em Paranaguá, a primeira cacica mulher da região litorânea do Paraná e representante indígena dos povos Guarani na COP 27 em 2022. 

O Caderno PNE Antirracista está disponível para download no link: https://tinyurl.com/2m9khbms