Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 33 cursos da Unespar são estrelados pelo Guia do Estudante

33 cursos da Unespar são estrelados pelo Guia do Estudante

O Guia do Estudante, organizado pela Editora Abril, enviou nesta semana o resultado da avaliação realizada com os cursos de graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Dos 67 cursos da instituição, 33 foram estrelados e integrarão a edição 2018 do GE Profissões Vestibular, que estará nas bancas a partir de 16 de outubro.

A nova edição do Guia contemplará cursos de todos os campi. Dentre eles, cinco conquistaram quatro estrelas o que os colocam no quadro de “muito bom”. Pelo campus de Curitiba II (FAP) aparecem os cursos de licenciatura em Artes Visuais, licenciatura/bacharelado em Dança e Musicoterapia, esses dois últimos mantendo a classificação da edição passada. Além disso, foram incluídos no hall os cursos de licenciatura em Geografia do campus de Campo Mourão e de História do campus de Paranavaí.

Os demais 28 cursos classificados receberam três estrelas, o que é considerado “bom” na escala avaliativa da publicação. Do campus de Paranaguá, todos os cursos foram estrelados: Administração, Ciências Biológicas bacharelado e licenciatura, Ciências Contábeis, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

Dos 10 cursos ofertados no campus de Campo Mourão, 8 estarão na publicação. Além do já citado como “muito bom”, ganharam três estrelas os cursos de Administração, Engenharia de Produção Agroindustrial e Turismo e Meio Ambiente no bacharelado e as licenciaturas de História, Letras, Matemática e Pedagogia.

Do campus de Apucarana aparecem os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Secretariado Executivo Trilingue. Os estrelados do campus de Curitiba I (Embap) são Música e Artes Visuais e do campus de Curitiba II (FAP) ainda aparece o curso de Cinema e Audiovisual. Já no campus de Paranavaí figuram os cursos de Geografia, Letras e Pedagogia e no campus de União da Vitória os cursos de Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia.

Avaliação Institucional

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria Simone Jacomini Novak, destaca que a inclusão dos cursos da Unespar na publicação demonstra a representatividade da instituição quando o assunto é o Ensino Superior. “Neste ano o destaque fica por conta do aumento de cursos avaliados, principalmente pela inserção dos cursos de licenciatura. Até o ano passado a publicação privilegiava apenas os bacharelados”, cita.

Maria Simone argumenta ainda que embora a participação não seja obrigatória, é importante estar presente neste tipo de ranqueamento. “Ele garante a representação e a visibilidade de nossa instituição. Afinal, são 67 opções de cursos, em sete campi e que demonstra o tamanho da nossa universidade. Além disso, é um retorno do intenso trabalho que temos realizado cotidianamente para oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade”, pontua.

Critérios de avaliação

Para a avaliação, a equipe do Guia do Estudante exige que os cursos sejam presenciais, que tenham a conclusão da primeira turma em 2015 ou anos anteriores e que tenham turmas em andamento e em oferta nos processos seletivos. Na Unespar, os dados dos responsáveis pelos cursos foram cadastrados pela Assessoria de Comunicação e as informações específicas foram registradas pelas coordenações dos colegiados. Os pareceristas da publicação atribuíram as notas considerando o corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura disponível. A principal novidade desta edição é a inclusão de todos os cursos de licenciatura. Nas edições anteriores, eram privilegiados apenas os bacharelados.