Ensino Superior
Acadêmicos do curso de Letras Inglês visitam o Porto de Paranaguá
Acadêmicos do curso de Letras Inglês visitam o Porto de Paranaguá
Na sexta-feira, dia 14 de novembro, acadêmicos do curso de Letras Inglês do Campus de Paranaguá participaram de uma visita técnica ao Porto de Paranaguá – também conhecido como Porto Dom Pedro II. A atividade, vinculada à disciplina Projetos Integradores Extensionistas I, destinada aos estudantes do segundo ano do curso de Letras Inglês, teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a região portuária e a importância global do terminal paranaense.
O projeto denominado “Na ponta da língua: Minicurso de comunicação em Língua Inglesa”, foi idealizado pela Profa. Dra. Ana Maria da Silva e supervisionado pelo Prof. Dr. Elerson Cestaro Remundini. Com uma carga horária que inclui aulas teóricas, práticas, atividades online e extensão, o projeto era destinado inicialmente aos professores da rede pública de Paranaguá.
Com a entrada da Profa. Dra. Maria Cecília Pilati de Carvalho Fritsche na coordenação, o projeto recebeu uma nova condução. Junto com a participação dos estudantes, foram ofertados um curso comunitário de língua inglesa no Santuário Nossa Senhora do Rocio. Assim, nasceu a nova proposta: “Na ponta da Língua: Minicurso de comunicação portuária em Língua Inglesa com fins específicos”.
O curso foi ministrado e organizado com 18 estudantes e reuniu 66 inscrições da comunidade, com aulas distribuídas entre setembro e outubro. O conteúdo abordou vocabulário portuário, leitura orientada, exercícios fonéticos, imagens contextualizadas, produções de diálogos e atividades estruturais, além da utilização da metodologia de Sala de Aula Invertida.
“Após o encerramento do curso, os estudantes da Unespar realizaram uma reflexão crítica sobre a prática extensionista. Muitos reconheceram que aprenderam mais ensinando, vivenciando na prática o conceito freireano de que o ato de ensinar é também um ato de aprender”, afirma a docente Maria Cecília.
Com resultados positivos e grande envolvimento, a coordenação pretende manter o projeto em 2026, ampliando a participação dos estudantes em todas as etapas — planejamento, produção de materiais, ministração de aulas e acompanhamento pedagógico.
A visita portuária, que concluiu o projeto de ensino, contou com a participação dos estudantes e da professora coordenadora, além do Prof. Dr. Gabriel Jean Sanches, coordenador do colegiado de Letras Inglês, e da Profa. Dra. Paola Machado da Silva, também docente do colegiado.
Durante a atividade, os participantes acompanharam uma apresentação detalhada, ministrada pelo agente portuário Osnir Manoel de Carvalho Junior, sobre as operações da empresa Portos do Paraná. A explicação abrangeu aspectos logísticos, operacionais e estratégicos da infraestrutura portuária, permitindo compreender a complexa logística e o papel estratégico que o porto desempenha no comércio internacional e na economia brasileira.
Localizado às margens sul da Baía de Paranaguá, o porto é reconhecido como o maior porto graneleiro da América Latina e o principal exportador brasileiro de produtos agrícolas, especialmente soja em grão e farelo de soja.
