Ensino Superior
Docente do Campus de Paranaguá recebe prêmio nacional por tese em História da Historiografia
Docente do Campus de Paranaguá recebe prêmio nacional por tese em História da Historiografia
A Profa. Dra. Lívia Amarante Gallo, docente do colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná - Unespar Campus de Paranaguá, foi agraciada ao ter sua tese de doutorado premiada pela Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH).
A pesquisa, defendida na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) é intitulada “American Historical Association e a profissionalização da História nos Estados Unidos – 1884 – 1915”. O trabalho da historiadora aborda como a AHA atuou para estabelecer as condições necessárias para a pesquisa, o ensino e a gestão de documentos, superando a falta de envolvimento do poder público federal estadunidense nesse processo. A tese também foca na disputa interna da AHA, que polarizou entre o apoio aos historiadores “diletantes” e aos “disciplinados” nos seus primeiros 31 anos.
O texto recebeu o Prêmio Lucia Maria Paschoal Guimarães, na subárea História da Historiografia Geral. O reconhecimento foi anunciado durante o V Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia (EPETHH), realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, entre os dias 12 e 14 de novembro. O V EPETTH, organizado pelo Fórum de Teoria da História da UFG com apoio da SBTHH, promoveu o diálogo e reflexão crítica sobre os fundamentos, limites e possibilidades das práticas de historicização.
