Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do Campus de Paranaguá recebe prêmio nacional por tese em História da Historiografia

Ensino Superior

Docente do Campus de Paranaguá recebe prêmio nacional por tese em História da Historiografia

por última modificação: 19/11/2025 11h19

Docente do Campus de Paranaguá recebe prêmio nacional por tese em História da Historiografia
A Profa. Dra. Lívia Amarante Gallo, docente do colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná - Unespar Campus de Paranaguá, foi agraciada ao ter sua tese de doutorado premiada pela Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH). 

A pesquisa, defendida na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) é intitulada “American Historical Association e a profissionalização da História nos Estados Unidos – 1884 – 1915”. O trabalho da historiadora aborda como a AHA atuou para estabelecer as condições necessárias para a pesquisa, o ensino e a gestão de documentos, superando a falta de envolvimento do poder público federal estadunidense nesse processo. A tese também foca na disputa interna da AHA, que polarizou entre o apoio aos historiadores “diletantes” e aos “disciplinados” nos seus primeiros 31 anos.

O texto recebeu o Prêmio Lucia Maria Paschoal Guimarães, na subárea História da Historiografia Geral. O reconhecimento foi anunciado durante o V Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia (EPETHH), realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, entre os dias 12 e 14 de novembro. O V EPETTH, organizado pelo Fórum de Teoria da História da UFG com apoio da SBTHH, promoveu o diálogo e reflexão crítica sobre os fundamentos, limites e possibilidades das práticas de historicização.