Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Celepar participa em Paranaguá do primeiro Mutirão da Cidadania de 2014

Governo

Celepar participa em Paranaguá do primeiro Mutirão da Cidadania de 2014

por última modificação: 05/07/2022 10h00

O Mutirão da Cidadania – Paraná em Ação 2014 realizado em Paranaguá no fim de semana atendeu dentro do esperado para a região. No sábado (07) e no domingo (08) foram registrados 24.405 atendimentos, para a emissão de documentos – como Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho, jurídicos – e orientações na área da saúde, entre outros serviços.

Esta foi a 1ª edição do Mutirão da Cidadania programa Paraná em Ação 2014, no ginásio municipal de esporte central do município, com atendimento ao público das 9h às 17h. Foram ofertados no mesmo local diversos serviços gratuitos para a população. “Apesar do tempo chuvoso as expectativas de atendimento ao público para foi dentro do esperado. Tivemos público de 9.762 pessoas”, disse o secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber.

Para o prefeito Edison de Oliveira Kersten, o Mutirão faz total diferença na vida das pessoas porque lhes dá cidadania e melhora a situação social. “É o resgate da dignidade. Com CPF, carteira de trabalho e de identidade a pessoa se sente cidadão e que tem direitos e deveres. Ação realizada para quem mais precisa”.

Durante os dois dias a população de Paranaguá e região teve acesso a uma série de serviços gratuitos, entre eles confecção de documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, exames de saúde, oficinas profissionalizantes e de geração de renda, atividades infantis e ações de cidadania. O corte de cabelo gratuito oferecido pelo Sesc/Senac também fez sucesso.

Celepar

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná mais uma vez esteve presente na feira de serviços gratuitos do Mutirão da Cidadania, respondendo pela instalação da rede lógica e elétrica e de toda a estrutura de informática. Além disso, no estande da Celepar as pessoas puderam acessar gratuitamente a internet e as redes sociais.

Presente à abertura oficial do Mutirão, o presidente Jacson Carvalho Leite destacou a importância desta feira de serviços públicos à população, e disse que para a companhia é uma satisfação poder contribuir neste trabalho social no Governo do Estado, cujo objetivo é levar qualidade de vida aos cidadãos que mais necessitam do apoio governamental.

Marinha

A Capitania dos Portos de Paranaguá pôs à disposição do Mutirão dezenove marinheiros, dois sargentos e uma tenente para auxiliar nos trabalhos de atendimento da população. A Marinha participa de vários eventos com a comunidade para divulgar o ingresso de novos recrutas e ao mesmo tem presta serviços nas feiras e eventos.

Saúde

O Mutirão da Cidadania contou com uma equipe de profissionais da primeira regional de saúde do Litoral. Eles realizaram mais de trezentos testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.

O objetivo dos testes rápidos foi detectar focos dessa doença nos municípios que houverem grande circulação de pessoas de outras regiões, e num evento como o Mutirão da Cidadania, que percorre o todo estado, é muito importante a realização desse teste. “Nossa intenção é fazer com que a população tenha conhecimento e queira fazer o teste”, enfatizou o coordenador do Mutirão, Edson Luiz Arantes, que foi o primeiro a realizar o teste.

Segundo o secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, o Mutirão mostra a eficácia e a carência da população na busca da cidadania. “O trabalho conjunto dos parceiros que nos ajudam concretizar esse programa como um dos mais importantes do Estado no resgate da cidadania e direitos sociais da população é com certeza nosso grande diferencial”, declara Bira. Ele lembra que atualmente o Programa conta com mais de 45 serviços que atendem todas as faixas etárias da população.