Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do CDoc. H. Litoral da UNESPAR realiza visitas técnicas a Centros de Documentação e Memória em dois campi da UNICENTRO

por última modificação: 27/02/2024 08h44

Na última quinta quinta-feira (22), os integrantes do Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná da UNESPAR, Campus de Paranaguá participaram de visitas técnicas aos Centros de Documentação e Memória – CEDOC da Universidade do Centro Oeste, Campi de Guarapuava e Irati.

A equipe do CDoc. H. Litoral formada pela Coordenadora Profa Dra. Liliane da Costa Freitag, Residente Técnica Layla Policarpo, bolsistas Isabella Rizzih, Giovana Dias, Bruno Aeroso, Clícia Thais, Ana Cristina e voluntária Renata do Rosário realizou a sua primeira parada no Campus de Guarapuava da UNICENTRO e foram recepcionados pela Profa. Dra. Terezinha Saldanha, coordenadora do CEDOC/Guarapuava e pelos estagiários Alexsandro, Eloise e Nataline.

Na ocasião, os integrantes conheceram o acervo do CEDOC, que conta com variados documentos, entre eles: livros, mapas, periódicos, fotografias, processos, inquéritos, revistas e mangás.

Após essa primeira visita, ocorreu a visita ao CEDOC/Irati. Durante a visita, a equipe do CDoc. H. Litoral foi recepcionada pela equipe composta pela coordenadora Profa. Dra. Méri Frotscher Kramer, a arquivista Marcia Doré, a funcionária Ana Paula Ansolin, e os estagiários Carolina e Angelo.

A professora Liliane, Coordenadora do CDoc.H. Litoral destacou que essas são as primeiras visitas técnicas a Centros de Documentação das Universidades Estaduais e acrescentou que pretende levar a equipe de bolsistas e voluntários que atuam em seus projetos no órgão da UNESPAR Campus de Paranaguá para conhecer os demais Arquivos e Centros de Documentação das Universidades, visando diálogos interinstitucionais, experiências formativas para os acadêmicos e o fortalecimento da Rede de Arquivos e Centros de Documentação do Paraná.

No mesmo dia da visita técnica, o CDoc. H. Litoral manteve seu funcionamento, pois parte da equipe ficou em Paranaguá realizando atividades locais, tais como a organização congelamento de documentos da I Vara Criminal, que são parte do acervo do órgão da UNESPAR Campus de Paranaguá.

Ademais, o egresso e bolsista do Projeto Universidade Sem Fronteiras, Geraldo Marques, ficou realizando a gestão administrativa do CDoc. H. Litoral.