Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eventos vão debater a curricularização da extensão na Unespar

Eventos vão debater a curricularização da extensão na Unespar

Prevista em lei, a curricularização da extensão é uma meta a ser implantada pelas instituições de ensino superior do país. Atenta à demanda, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) promove na próxima semana o evento “Caminhos para a Curricularização da Extensão na Unespar”. A ação será realizada no campus de Curitiba I na quinta-feira (13) com os campi da região sul. Na sexta-feira (14) ocorrerá no campus de Paranavaí com os campi da região norte.

Como reforça o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unespar, professor Armindo José Longhi, o evento é aberto para a comunidade acadêmica e a expectativa é que participem representantes de todos os cursos de graduação e programas de extensão da universidade. “Será a oportunidade discutirmos as experiências de curricularização/creditação da extensão de outras universidades brasileiras com a finalidade de encontrar caminhos possíveis para que a Unespar possa integrar as atividades de extensão aos currículos dos cursos de graduação, conforme preconiza a orientação do Plano Nacional de Educação”, argumenta.

A proposta é que a partir da análise das sugestões registradas no evento, as pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e de Ensino de Graduação (Prograd) emitam orientações para os encaminhamentos das ações no âmbito do Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação da universidade.

Programação

A programação ocorrerá durante todo o dia, a partir das 9 horas, com palestra do pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC e presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproex), professor Daniel Pansarelli; reuniões de grupos de trabalhos e plenária para apresentação dos principais assuntos discutidos.

Como material de apoio para as atividades estão disponíveis documentos sobre os processos de creditação da curricularização da extensão desenvolvidos por diversas universidades brasileiras. O acesso pode ser feito em https://goo.gl/frPzbR.

Para entender

A curricularização da extensão está vinculada a estratégia nº 7 da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE). No documento indica-se a necessidade de assegurar no mínimo 10% do total de créditos curriculares para os cursos de graduação e para os programas de projetos de extensão universitária.