Ensino Superior
Inscrições abertas para Sarau Virtual “Mulheres na Cultura” 2026
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Sarau Virtual Mulheres na Cultura, a ser realizado dia 21 de março, às 17 horas, com o objetivo de promover um encontro afetivo e criativo que celebra a pluralidade da produção artística das mulheres que compõem a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
A realização do Sarau é uma parceria da Diretoria de Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), com o Núcleo de Educação para Relações Gênero (NERG), dos sete campi da Unespar, vinculado ao Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e à Diretoria de Direitos Humanos (DDH), da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH).
O evento vai celebrar o mês das mulheres e também é um convite para que mulheres da comunidade acadêmica da Unespar participem com suas proposições artísticas.
Podem participar mulheres (estudantes, professoras, agentes universitárias ou egressas) de todos os sete campi da Unespar. O período para submissão de propostas vai até 27 de fevereiro de 2026.
Serão aceitas ações artísticas individuais ou coletivas, com duração de 2 a 5 minutos, nas linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Circo, Literatura, Música, Performance e Teatro.
As proponentes podem optar por apresentações ao vivo ou pelo envio de vídeos pré-gravados em formato MP4. A organização recomenda que os trabalhos incluam legendagem e/ou audiodescrição para garantir a acessibilidade.
Para acesso à Convocatória, clique aqui
Para acesso ao formulário de inscrição, clique aqui
A curadoria será realizada por uma comissão que avaliará a aderência ao tema e a qualidade técnica para exibição digital. O resultado da seleção será divulgado a partir de 10 de março de 2026.
O Sarau Virtual será transmitido pelo canal da Proec Unespar, no YouTube, no dia 21 de março de 2026, às 17h. Todas as participantes selecionadas terão direito a certificado.
Edição especial Odelair Rodrigues
Esta edição especial celebra o legado da atriz paranaense Odelair Rodrigues e convida a comunidade universitária para apresentações que reafirmam o papel feminino na arte e pelos direitos das mulheres.
Nesta edição, a Unespar lança luz sobre o legado de Odelair Rodrigues (1935-2003), considerada uma das maiores atrizes da história do teatro paranaense. Nascida em Curitiba, Odelair iniciou sua carreira nos anos 50 e tornou-se figura central do Teatro de Comédia do Paraná (TCP).
Sua trajetória foi marcada pelo pioneirismo: foi a primeira atriz negra a protagonizar uma radionovela no estado, rompendo estereótipos no rádio e na televisão. Evocar sua memória neste sarau é uma ação de "Direito à Memória", combatendo as políticas de amnésia que historicamente cercam trajetórias negras nas artes e reafirmando que o cânone artístico paranaense é plural.
Dúvidas: diretoria.cultura@unespar.edu.br
Redes sociais da Cultura/Proec: @proecunespar; @culturaunespar
