Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná encerram neste sábado (30)

por última modificação: 26/08/2022 08h52

Neste sábado (30) encerram as inscrições para o XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. O processo seletivo oferece 52 vagas nas sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e dez na Universidade Federal do Paraná (UFPR), para ingresso no ano letivo de 2022, em cursos especificados na tabela do Manual do Candidato.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

EDITAL CLIQUE AQUI

MANUAL DO CANDIDATO CLIQUE AQUI

Para participar, o/a candidato deve ter concluído os estudos relativos ao Ensino Médio, até a data da matrícula na Universidade; não possuir curso superior; e autodeclarar-se e ser reconhecido indígena, por meio de documento assinado pelo candidato e pelo cacique da comunidade à qual pertence, ou por representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) no caso específico de candidatos que optarem pela UFPR.

O estudante de Medicina da UEL, Rodrigo Tupã Luis, pontua que o Vestibular dos Povos Indígenas oportuniza a formação em áreas específicas do conhecimento para que tenham acesso a uma profissão. “Através disso a gente se forma e volta para a comunidade para aplicar, seja na educação ou na saúde, a forma diferenciada de se trabalhar com a comunidade indígena e ninguém melhor do que nós indígenas para fazermos isso”, expõe Rodrigo.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER RODRIGO TUPÃ

O estudante de pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranavaí, Cleber Kronun, convida a comunidade indígena a ocupar espaços nas Universidades, já que também são seus lugares por direito. “Parentes, nós indígenas temos que fazer o curso superior para ver como funcionam as coisas e para termos o conhecimento, porque a universidade também é nosso lugar”, afirma Cleber.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER CLEBER KRONUN

Seguindo os passos dos estudantes, os/as interessados/as podem se inscrever de forma online e por meio da impressão dos documentos, seguindo os procedimentos listados abaixo:

De forma online

I – Preencher o formulário eletrônico disponível em www.unespar.edu.br/xxi-vestibular-indigena;

II – Anexar a Autodeclaração/Carta de Recomendação assinada pelo candidato e pelo cacique da comunidade à qual pertence o candidato, em que conste a sua etnia indígena;

III – Preencher o Questionário Socioeducacional;

IV – Indicar a universidade em que pretende concorrer à vaga em primeira opção;

V – Indicar outras universidades, como segunda e terceira opções.

Documentos impressos

I – Entregar a Ficha de Inscrição preenchida;

II – Entregar a Autodeclaração / Carta de Recomendação assinada pelo candidato e pelo cacique da comunidade à qual pertence o candidato em que conste a sua etnia indígena;

III – Entregar o Questionário Socioeducacional preenchido;

IV – Indicar a universidade em que pretende concorrer à vaga em primeira opção;

V – Indicar outras universidades como segunda e terceira opções.

O/A candidato/a que optar por se inscrever preenchendo os documentos de forma impressa, deverá encaminhá-los por Correio, com data da postagem ou entrega até o último dia do período da inscrição em um dos campi das Universidades que estão participando do Processo Seletivo. Os documentos devem estar em um envelope lacrado indicando XXI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná – Edital nº. 03/2022-CCCV/UNESPAR – Nome do/da Candidato/a. Para conferir os endereços, acesse o edital.

A prova será composta por conteúdos básicos do Ensino Médio, conforme descritos no Manual do Candidato. A avaliação será dividida da seguinte maneira:

• No dia 12 de junho será a Prova Oral de Língua Portuguesa – das 9h às 12h 13h30 às 17h (A Prova Oral será gravada, para fins de instrumento probatório).
  • No dia 13 de junho será prova de Conhecimentos Gerais, com questões objetivas, e Redação, das 13h30 às 18h30.

A realização das provas obedecerá aos protocolos internos de Biossegurança da Unespar e as recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, considerando o risco epidemiológico da Covid-19.

resultado final dos/as aprovados no XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, será divulgado no dia 7 de julho no site unespar.edu.br/xxi-vestibular-indigena. Quanto às matrículas, os/as candidatos/as devem estar atentos/as ao site da Universidade para a qual se inscreveu e conferir os editais de chamamento específicos, com data, local e horário para esse fim.

Cleber Kronun incentiva os/as interessados/as, a estudarem as matérias que vão cair na prova e também a redação, para estarem preparados para realizar o Vestibular dos Povos Indígenas e assim, “vocês ocuparem o lugar de vocês, meus parentes”, diz o estudante de pedagogia.

Para mais informações, leia o Edital e acesse o Manual do Candidato. Em casos não contemplados pelos documentos, envie um email ao endereço cuia@unespar.edu.br