Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Intercâmbio universitário abre inscrições para estudantes da Unespar

Intercâmbio universitário abre inscrições para estudantes da Unespar

por última modificação: 01/12/2022 10h37

O Escritório de Relações Internacionais (ERI), por meio do Programa de Mobilidade Estudantil da Rede Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul Universitário (Mobilidade Zicosur), está com inscrições abertas para intercâmbio, até o dia 2 de dezembro para estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). As vagas são para o 1º semestre de 2023, na Universidade Nacional de Formosa e Universidade Nacional de Salta, ambas localizadas na Argentina.

EDITAL CLIQUE AQUI (https://eri.unespar.edu.br/armazenamento-de-documentos/2023_reglamento-movilidad-estudiantil-zicosur.pdf)

Para participar, é necessário encaminhar os seguintes documentos para o e-mail eri@unespar.edu.br, com o assunto “Inscrição – Mobilidade Zicosur”:

• Anexo I do Regulamento Geral devidamente preenchido e assinado (Formulario de Postulación clique aqui)
  • Documento de identificação com foto (RG ou CNH)
  • Histórico Escolar (curso atual)
  • Comprovante de Matrícula (curso atual)
  • Currículo Lattes ou Curriculum Vitae

A seleção acontecerá por meio de concurso de mérito e entrevistas, nas quais os/as candidatos/as devem apresentar sua formação e trajetória acadêmica, escolaridade e outras certificações que o/a acadêmico/a considere pertinente para sua classificação. Os/as estudantes que se candidatam devem estar matriculados regularmente na Unespar, ter aproveitamento mínimo de 40% do curso que estão cursando, ter menos de 30 anos de idade e não exercer cargos docentes.

Para mais informações sobre o Programa de Mobilidade Estudantil da Rede Universitária Zicosur, leia o regulamento ou entre encontato com a equipe do ERI, pelo e-mail eri@unespar.edu.br, com o assunto “Dúvidas – Mobilidade Zicosur”.

Sobre o Mobilidade Zicosur

O Mobilidade Zicosur promove a cooperação e integração das Universidades que o compõem, bem como a internacionalização do Ensino Superior na Região, por meio da realização da mobilidade de estudantes regulares, para estudar em outra universidade da Rede, com o reconhecimento da atividade acadêmica realizada. A mobilidade estudantil busca criar um espaço acadêmico e intercultural comum na região para contribuir com o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os países, favorecendo a formação integral dos estudantes por meio da experiência e contato com outras culturas e sociedades. O princípio básico e fundamental do Zicosur é o cumprimento do pleno reconhecimento das atividades acadêmicas curriculares que o/a estudante realiza na universidade de destino e devem necessariamente significar um avanço concreto e equivalente no plano de estudos de sua própria carreira. Será exigido que o número mínimo de disciplinas a serem cursadas seja de duas por estudante. A duração de cada intercâmbio será de um semestre letivo.

O Programa é financiado da seguinte forma: a universidade de origem concederá ao/à estudante auxílio financeiro, de acordo com suas possibilidades orçamentárias, para cobrir despesas de viagem e/ou documentação de seguro pertinente. A universidade de destino deve financiar, durante todo o período de permanência, o alojamento e a alimentação dos estudantes que recebe. Além disso, deve isentar os/as estudantes do Programa de todas as taxas relacionadas à atividade acadêmica acordadas entre as universidades e o estudante. O/A estudante deve arcar com as despesas necessárias à obtenção do respectivo visto, contrato de seguro de vida, acidentes, saúde e repatriamento e outras despesas pessoais não cobertas pelo financiamento das universidades, durante o período de mobilidade.