Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Letras Português apresenta exposição de projetos acadêmicos na III Mostra de Extensão

Ensino Superior

Letras Português apresenta exposição de projetos acadêmicos na III Mostra de Extensão

por última modificação: 01/12/2025 15h09

Na noite de quinta-feira, dia 28 de novembro, o pátio do Campus de Paranaguá recebeu a III Mostra de Projetos de Extensão do colegiado de Letras Português da Unespar. Os trabalhos foram apresentados com o recurso de banners que revelam a diversidade dos projetos desenvolvidos pelos docentes e discentes do curso durante o ano letivo, destacando o papel social e cultural da área. Diversas iniciativas foram apresentadas, abrangendo desde o estudo da linguagem e da literatura até a formação cênica e a atuação em comunidades.

Entre os projetos apresentados, está a "Oficina de Teatro: Estudos de Composição Cênica", desenvolvida pelo Prof. Dr. Evandro José dos Santos Neto, que visa aprimorar e desenvolver habilidades expressivas verbais e não-verbais nos estudantes, trabalhando conceitos básicos das artes cênicas, como a análise e construção de personagens, além da montagem de cenas. Outro projeto que explora a performance literária, é o "Hoje tem Espetáculo? Tem Sim, Senhor!", da Profa. Dra. Cátia Toledo, que tem como proposta a encenação de trechos de obras para crianças e jovens, encenadas pelos egressos do curso. A preocupação com o letramento e o imaginário infantil se manifesta no projeto "Ler para Crescer: O Papel da Literatura na Construção do Imaginário Infantil", do Prof. Dr. Diego Luiz Miller Fascina, que busca divulgar o texto literário para crianças em diversos espaços, como hospitais, CRAS e abrigos.

A pesquisa linguística e cultural tem seu espaço com o "Acervo de Falares de Paranaguá e Região: Variação Linguística, Histórias e Memória", coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Fernandes, que propõe reunir histórias sobre as pessoas e as cidades do litoral, promovendo a prática de pesquisa sobre a heterogeneidade linguística e a preservação da memória.

O debate sobre a produção feminina tem como foco o projeto interinstitucional "Elas por Elas: Bate-papo sobre Literatura de Autoria Feminina", coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Pagoto, em parceria com a Profa. Dra. Jordana Xavier, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS-Dourados, que proporciona um espaço de reflexão sobre a literatura produzida por mulheres, buscando dar maior visibilidade e reconhecimento a essas autoras.

 Com foco direto na formação para o ensino, o projeto "Sementes Literárias: promovendo a literatura na escola pública", do Prof. Dr. Wendel Christal, atua na contextualização e preparação de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas para o vestibular, abordando as formas literárias mais recorrentes e a lista de obras exigidas nas provas de Língua Portuguesa.

 Ainda com foco no ensino regular, o projeto "Análise do Discurso no Ensino Médio: produção e apresentação de mesas-temáticas”, da Profa. Dra. Dulce Elena Coelho Barros, propõem momentos de reflexões teóricas e de discussões analíticas com base na Análise do Discurso Crítica (ADC) voltadas para aspectos discursivos e linguísticos presentes em textos selecionados. O "Projeto Intersemiótico de Literatura", da docente Cátia Toledo, trabalha a literatura exemplificada em artes e manifestações culturais na análise literária. E por fim, o projeto "Linguística Textual: A Escrita como Prática Social", da Profa. Dra. Daniela Zimmermann Machado, visa a integrar o conhecimento com atividades práticas de escrita Enem e Vestibular da Unespar.

Na área dos jogos, o projeto "A Ludoteca: RPGs, Card Games e Board Games", do docente Rafael Fernandes, explora o potencial pedagógico dos jogos na aprendizagem de línguas, e o estimulo em aspectos fundamentais como cooperação, competição e interação, exercitando o pensamento lógico e a capacidade de argumentar.

Reforçando a aplicação social do conhecimento, o projeto de extensão "Direito à Literatura: Círculos de Leitura em Espaços de Vulnerabilidade Psicossocial", dos docentes Wendel Christal e Cristiane Pagoto, que busca atender idosos e mulheres em situação de vulnerabilidade social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paranaguá, promovendo o acesso à literatura e a valorização das vivências dos participantes por meio de círculos de leitura regulares com contos e poemas brasileiros, além de fortalecer a identidade cultural local.