Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Literatura em foco: VIII ENLLIJ movimenta debate em torno da Literatura Infantil e Juvenil

Ensino Superior

Literatura em foco: VIII ENLLIJ movimenta debate em torno da Literatura Infantil e Juvenil

por última modificação: 23/10/2025 10h22

Literatura em foco: VIII ENLLIJ movimenta debate em torno da Literatura Infantil e Juvenil

Nos dias 20 e 21 de outubro, o Campus de Paranaguá da Unespar e o Auditório da Isulpar sediaram o VIII Encontro de Leitura, Literaturas Infantil e Juvenil (ENLLIJ), promovido pelos colegiados de Letras Português e Pedagogia. Nesta edição, o evento teve o tema “Afasta de mim esse cale-se”, inspirado na obra de Chico Buarque, como forma de evidenciar o papel da literatura num momento em que os discursos estão constantemente em disputa. O evento reforça a importância da literatura como espaço de resistência e reflexão, reunindo professores, pesquisadores e estudantes em uma programação que contempla a leitura como ferramenta de crítica e transformação.

A programação do evento contou com mesas redondas, oficinas temáticas e apresentações dedicadas ao universo das literaturas de infância e juventude, com o objetivo de discutir o papel da palavra, da leitura e da formação de leitores.

Na tarde de segunda-feira (20), as atividades ocorreram no Campus de Paranaguá, com as oficinas “Processo Criativo do Livro - No balanço de Cecília", com Luciana Ribeiro Pinheiro; “Superando Preconceitos, Formando Leitores: Literatura Infanto-juvenil LGBTQ+” com Wendel Christal. Também foram apresentados projetos e pesquisas, como “Ler para crescer: o papel da literatura na construção do imaginário infantil”, junto ao lançamento do livro: "No umbigo de um furacão e no peito de um gavião", de Diego Luiz Miiller Fascina.

No período noturno, no Auditório da Isulpar, foi apresentada a peça intitulada de “Borandá – o auto do migrante” de Luis Alberto de Abreu, seguida das conferências “Leitura da Literatura em xeque: equívocos, escândalos e censuras”, ministrada por Thiago Alves Valente e “Literatura filosófica e o princípio do filosofar com crianças” com Karen Franklin.

Na terça-feira (21), as oficinas “Letramento Literário em Tempos de Cultura Digital: Práticas e Reflexões para a Educação Contemporânea”, de Cláudio Marcos Veloso Júnior; “Literatura negra para as infâncias: afetos e acolhimento”, de Marlina Oliveira; “Desvendando os Mitos Gregos em Percy Jackson”, de Simone Luciano Vargas; “Storytelling: A contação de histórias na construção de vínculos afetivos e na promoção de uma Educação Linguística”, de Gabriel Jean Sanches. 

Foram também apresentados os projetos de leitura e pesquisa “Versos ao vento: festival de poesia para crianças e jovens”, de Carla Gabriele Viccini Staron e Taíne Batista Alves e “Voz Cartonera (Livros livres)” de Claudia Beeck Moreira de Souza, realizados nas salas do Campus.

Encerrando a programação da segunda noite (21), Jaqueline Conte ministrou a palestra “Escrita, Leitura, Livro: uma perspectiva histórica até a era digital”, seguida de uma apresentação musical da Orquestra Yanni no Auditório da Isulpar.

O ENLLIJ surgiu em 2012, como um evento para discutir e questionar sobre a formação de leitores a partir dos estudos das literaturas escritas para crianças e jovens. Ao longo do tempo, diversos estudiosos e autores da área passaram pelo evento trazendo reflexões, incentivando a leitura e ao papel do professor como formador de leitores. 

Neste ano, o encontro marcou a despedida da coordenadora e idealizadora do evento, professora doutora Catia Toledo Mendonça. Ao final da cerimônia, a docente lançou seu novo livro “A falta que não se farta”, e foi homenageada pelos professores e professoras dos colegiados de Letras Português, Letras Inglês e Pedagogia, por sua trajetória e contribuição à formação de professores e ao fortalecimento do campo literário infantil e juvenil no Campus de Paranaguá.