Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar promove IV Seminário Internacional de Direitos Humanos com foco em justiça social e saberes insurgentes

Ensino Superior

Unespar promove IV Seminário Internacional de Direitos Humanos com foco em justiça social e saberes insurgentes

por última modificação: 23/10/2025 16h21

Unespar promove IV Seminário Internacional de Direitos Humanos com foco em justiça social e saberes insurgentes

O Campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) sediou na tarde de quarta-feira (22), a atividade presencial do IV Seminário Internacional de Direitos Humanos – Conexões Sul-Sul: justiça social, políticas afirmativas e saberes insurgentes, promovido pela Diretoria de Direitos Humanos (DDH) e pela Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh).

Com uma programação descentralizada e híbrida, o seminário contou com atividades presenciais e virtuais distribuídas pelos sete campi da Unespar, com o objetivo de promover o diálogo sobre as múltiplas dimensões dos direitos humanos, a partir de perspectivas críticas e plurais do Sul Global.

Em Paranaguá, o destaque foi o Laboratório de Diálogo IV, realizado no Auditório Manoel Viana, com o tema “Direitos Humanos: perspectivas de gênero, educação especial e interseccionalidade étnico-racial”. O encontro reuniu docentes e pesquisadores da universidade em debates sobre inclusão, diversidade e práticas afirmativas no ambiente acadêmico.

Como ato de abertura da cerimônia, aconteceu a apresentação musical do projeto 5C, Centro Cultural Cecília Correa Carvalho, organização social que atua há mais de 10 anos com crianças e jovens no município. Coordenado por João Costa Junior, destacou a importância de ações que aproximem a universidade da comunidade, ressaltando que o projeto busca levar a universidade até os territórios periféricos da cidade e, ao mesmo tempo, trazer as crianças para dentro da instituição, fortalecendo o compromisso com a inclusão e a democratização do acesso à cultura e educação.

A cerimônia foi conduzida pelas Profa. Dra. Marlina de Oliveira, docente do curso de Pedagogia e coordenadora do CEDH Paranaguá, e pela Profa. Dra. Silvia de Ross, também docente do curso de Pedagogia e colaboradora dos núcleos Cuia, Nerg e Nespi. O evento também contou com a presença do Prof. Dr. Murillo Vetroni Barros, do curso de Engenharia de Produção, responsável pela elaboração do material gráfico que foi lançado na abertura do seminário e intitulado "Unespar Conecta", produzido juntamente com estudantes. O material reúne ações, projetos e redes de apoio a serem distribuídos aos discentes do campus. 

Compondo a mesa de diálogo, esteve presente o Prof. Dr. Moacir Dalla Palma, Diretor do Campus de Paranaguá, que reforçou o compromisso da Unespar com o acolhimento e apoio aos estudantes, destacando a implementação de novas políticas de acessibilidade na instituição. 

A Profa. Dra. Mary Sylvia Miguel Falcão, do Núcleo de Educação para Relações Étnico-raciais (Nera), refletindo sobre o papel do núcleo da promoção de um ambiente acadêmico mais plural e sensível em “Humanização e diálogos interraciais: fazeres e práticas do Nera”.

A Profa. Dra. Roseneide Batista Cirino, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Povos Indígenas (Nespi), abordou o “Entrar, Pertencer e Aprender: o Nespi e ações inclusivas na Universidade”, destacando as iniciativas voltadas à acessibilidade e permanência estudantil.

A Profa. Dra. Tamires Tolomeotti Pereira, do Núcleo de Estudos de Gênero (Nerg), com o tema “Gênero, Sexualidade e Educação em pauta: atuação do Nerg no Campus de Paranaguá”, enfatizando a importância de políticas institucionais de enfrentamento à discriminação e valorização da diversidade.

O Prof. Dr. Eduardo Alberto da Silva, do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH Acolhe), com o tema “Atenção individual: quando a dor exige urgência – o CEDH Acolhe”, reforçando o compromisso da universidade com o acolhimento e a escuta ativa em situações de vulnerabilidade.

A cerimônia foi encerrada com o compartilhamento de experiências e relatos de acolhimentos por partes de discentes participantes, reforçando o papel da Unespar como um espaço de diálogo, inclusão e promoção dos direitos humanos.