Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova função do SIGES possibilita o/a aluno/a escolher a própria identidade de gênero

por última modificação: 09/02/2024 13h19

Por iniciativa da Secretaria Acadêmica do campus de Curitiba II/FAP, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), disponibilizou para os/as estudantes a possibilidade de solicitar a alteração de gênero no Siges.

A iniciativa permite que o/a estudante defina em seu cadastro qual identidade de gênero melhor o/a contempla (Mulher Cis, Homem Cis, Mulher Trans, Homem Trans, Pessoa não Binária, Outros e Prefiro não Informar).

Para solicitar a alteração, o/a estudante precisa  fazer login no site do Siges, acessar a seção "Solicitação de Serviço", escolher o serviço “Fale Conosco - Setor de Controle Acadêmico” e abrir uma nova solicitação. Quando a caixa de texto para a nova solicitação aparecer, deve ser escrito nome, curso e a identidade de gênero. Ao final, basta clicar no botão “Incluir”.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SIGES

Considerando que a solicitação para alteração de gênero é atendida manualmente pela Secretaria Acadêmica de cada campus, pode ser que demore alguns dias para que seja efetivada.

Com relação à solicitação para nome social, a mesma poderá ser requisitada no serviço “Inclusão de Nome Social”, junto à alteração de gênero, desde que seja especificado.

Outra mudança que o sistema trouxe é que, agora, as declarações de matrícula com QRCODE automático, e todos os documentos emitidos diretamente pelo SIGES, saem já com nome social.