Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Os reitores das universidades estaduais do Paraná receberam reitores e professores de Universidades Públicas do Paraguai

Ensino Superior

Os reitores das universidades estaduais do Paraná receberam reitores e professores de Universidades Públicas do Paraguai

Mobilidade Acadêmica Internacional

última modificação: 05/07/2022 10h00
Exibir carrossel de imagens Assessoria de Comunicação da UNESPAR

Os reitores das universidades estaduais do Paraná integrantes da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Públicas (Apiesp) receberam na sexta-feira (22), no Gabinete de Gestão e Informação do Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comitiva de reitores e professores da Associação de Universidades Públicas do Paraguai (AUPP) para aprofundar as oportunidades de cooperação entre universidades paraguaias e paranaenses. A organização de universidades públicas paraguaias foi recepcionada pelo vice-governador do Paraná, Flávio Arns, e pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes.

Flávio Arns destacou a importância da mobilidade acadêmica internacional e de um sistema de ensino superior integrado e qualificado. "Conquistamos uma aproximação da educação superior com a educação básica no Paraná e isso é significativo. Com a educação integrada o processo de crescimento e desenvolvimento das nossas regiões é mais acelerado. As universidades podem ajudar o governo a fazer um planejamento de desenvolvimento regional em áreas importantes. E uma parceria das nossas universidades com as universidades paraguaias pode também contribui neste processo", disse Arns.

O secretário João Carlos fez questão de ressaltar que o processo de internacionalização do Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná avança com novos acordos de cooperação técnico-científica. " Vivemos um momento de internacionalização das ações desenvolvidas nas universidades paranaenses e temos cerca de sete mil pesquisadores atuando em diferentes áreas do conhecimento. A aproximação com as universidades paraguaias favorece a troca de experiências", falou João Carlos.

Durante a reunião o presidente da AUPP e reitor da Unican, Mariano Adolfo Pacher Morel fez uma apresentação da associação que é composta por oito universidades públicas paraguaias com o objetivo de construir um processo de cooperação Brasil e Paraguai que resulte em uma integração das universidades. " Queremos construir um futuro melhor para o nosso país e nossas comunidades e o primeiro passo está na educação. Queremos potencializar a educação superior universitária com a troca de experiências e promover o desenvolvimento das regiões de abrangência das instituições de ensino superior.

Para o presidente da Apiesp, Aldo Bona a apresentação das ações desenvolvidas pelas universidades paraguaias é importante para analisar as áreas de interesse comum. " Estamos avançando e construindo o processo de cooperação Brasil/Paraguai no ensino superior. A aproximação entre as universidades estaduais do Paraná e as universidades públicas paraguaias contribui para a integração dos povos com culturas ricas e políticas de pesquisa diversificadas", destacou Bona.

A assinatura de um acordo de cooperação técnico-científica entre as instituições de ensino superior associadas às duas instituições prevê a realização de cursos de capacitação, conferências e seminários planejados e coordenados conjuntamente; desenvolver projetos de pesquisa conjuntos; prestar assessoramento recíproco; e oferecer aos docentes, discentes e técnicos oportunidades de intercâmbio.

Esse é o segundo evento entre os reitores das universidades públicas do Paraguai e das estaduais do Paraná. A primeira reunião aconteceu em junho na Ciudad Del Este, Paraguai quando reitores das universidades estaduais do Paraná apresentaram as potencialidades de intercâmbio acadêmico e o interesse no processo de internacionalização. Na ocasião o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e presidente da Apiesp, Aldo Nelson Bona manifestou a intenção em promover a primeira Missão Internacional de Extensão da Unicentro junto a uma universidade paraguaia.

A Orquestra Latino-Americana (OLA) da Universidade Estadual do Paraná fez uma apresentação no início da reunião, com a regência da professora Simone Cit. A orquestra iniciou suas atividades em março de 2014 com o objetivo de divulgar a cultura musical da América do Sul, América Central e Caribe. Composta por alunos, professores, alunos egressos e músicos da comunidade, a orquestra interpreta cantores falantes da língua portuguesa e espanhola.

Tecpar – Os representantes das universidades públicas paraguaias visitaram o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), no período da tarde, para conhecer as atividades do Tecpar Educação, plataforma de ensino a distância (EAD) que promove cursos de capacitação profissional para atender a demandas específicas por qualificação identificadas em empresas.

A comitiva foi recebida pelo diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, e por especialistas do Tecpar Educação. Na ocasião, conheceram as unidades de negócio da organização e tiraram dúvidas sobre o formato dos cursos a distância da plataforma.

O Tecpar Educação tem quatro principais serviços: a biblioteca de cursos, que centraliza 125 cursos online que podem ser combinados em cinco programas pelos alunos; a hospedagem de conteúdo na plataforma de EAD, com a oferta de acompanhamento pedagógico ao conteúdo técnico; o desenvolvimento de cursos feitos sob medida a empresas privadas e instituições públicas, conciliando a competência técnica de profissionais do Tecpar ao conhecimento produzido nas oito universidades estaduais do Paraná; e o Programa de Capacitação Integrada (PCI), que alia o desenvolvimento de cursos sob medida a um programa de vivência prática que soma ao usuário competências transversais.

Simepar – A comitiva também conheceu o Instituto Tecnológico (SIMEPAR) que tem por finalidade prover a sociedade de informações de natureza meteorológica, hidrológica e ambiental. O Simepar também desenvolve e executa projetos de pesquisa científica e tecnológica, e atua na formação e capacitação profissional. Na ocasião, o diretor-presidente Eduardo Alvim destacou a importância de parcerias entre o Paraguai e o Brasil para o monitoramento e prevenção de desastres provocados por manifestações climáticas.

Pela Apiesp são beneficiadas com um acordo de cooperação as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Oeste (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), de Ponta Grosa (UEPG), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar). Já pela AUPP participam as universidades nacionais de Asunción, de Caaguazú, de Concepcion, de Pilar, Del Este, de Itapúa, e de Canindeyú.