Ensino Superior
Pesquisa busca compreender causas da evasão na Unespar
acesso, a permanência e a evasão de estudantes dos cursos de graduação são preocupações da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Com foco em compreender as principais causas pelas quais ocorre a evasão, todos os estudantes que ingressaram, em 2017, nos 67 cursos ofertados pela instituição, são convidados a colaborar com uma pesquisa interna preenchendo o formulário disponível em https://goo.gl/TjBrGZ ou em prograd.unespar.edu.br. A participação estará aberta a partir de quinta-feira (23) e seguirá até 20 de dezembro.
A pesquisa está pautada em questões sobre a satisfação com os cursos e a qualidade da formação, a acolhida e a vivência na universidade. A análise levará em consideração os dados gerais da Unespar, também observando as especificidades relatadas de acordo com cada curso ofertado.
A coordenadora do Grupo de Trabalho, professora Jacqueline Vignoli, reforça que a contribuição dos estudantes nesse momento é importante para que se possa enfrentar e buscar medidas de modo a superar o problema da evasão. Ainda explica que os dados obtidos embasarão a tomada de decisões das políticas institucionais.
GT
A pesquisa trata-se da primeira ação coordenada pelos professores que integram o Grupo de Trabalho de Acesso, Permanência e Evasão da Unespar, instituído pela reitoria e vinculado à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd). O grupo é formado por representantes de todos os sete campi. O objetivo é discutir os temas com vistas à proposição de ações que possam melhorar, em alguma medida, a qualidade dos cursos de graduação da universidade.