Ensino Superior
Pró-reitorias esclarecem dúvidas sobre pagamento de bolsas do PIC
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Em virtude dos questionamentos e reclamações sobre o pagamento das bolsas de estudo do Programa de Iniciação Científica (PIC), as pró-reitorias de Administração e Finanças (PRAF) e Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) fazem alguns esclarecimentos à comunidade universitária.
Acadêmicos têm reclamado de que as bolsas referentes aos meses de agosto e setembro não foram pagas. No entanto, os pró-reitores destacam, na íntegra, o seguinte item do Edital 05/2014 – PRPPG:
“A distribuição de bolsas observará a classificação por Câmpus e Área de Conhecimento, devendo ocorrer após o recebimento das cotas de bolsas institucionais e das agências de fomento. A concessão da bolsa ao aluno fica condicionada ao atendimento dos requisitos, prazos e documentação estabelecidos pela PRPPG e pelos editais/regulamentos de cada agência de fomento.”
esta forma, afirmam que não existem débitos com os bolsistas. O pagamento passou a ser efetuado a partir da assinatura dos convênios com as agências de fomento, formalizado em 17 de outubro de 2014. Como o pagamento está condicionado ao repasse financeiro das agências, as bolsas começaram a valer em outubro.
Segundo os pró-reitores, agosto é o prazo para início das pesquisas na universidade. Entretanto, não significa que ao iniciar o desenvolvimento dos estudos os selecionados já recebam o benefício.