Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proec lança seis editais de apoio a ações de extensão e cultura

Proec lança seis editais de apoio a ações de extensão e cultura

por última modificação: 25/03/2024 09h06

Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está com seis editais abertos para ações extensivistas e culturais a partir de recursos próprios da instituição previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027.

O primeiro, o edital 001/2024 – Proec/ERI, se direciona ao processo de internacionalização das ações extensionistas, contando com subsídios para passagens e diárias. O edital estará em vigência até o mês de novembro ou enquanto houver disponibilidade financeira.

Já os editais 008/2024 e 009/2024 – Proec, abriram processo de inscrição para concorrer a Bolsas de Incentivo à Produção Artístico-Cultural (Bipac), voltadas às linguagens artísticas e à gestão cultural. São ofertadas duas bolsas por campus no valor de R$700, por um período de seis meses, no caso do primeiro, e três bolsas para a gestão cultural, no segundo, restritas aos campi de Curitiba I e II, no mesmo valor, por 12 meses. Podem participar estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Unespar.

Além desses editais, está aberto o 004/2024, de Apoio Institucional à Organização de Eventos, com recursos da Chamada Pública 09/2023 - Fundação Araucária, para ações que serão realizadas entre 5 de abril e 15 de agosto deste ano.

Por fim, ainda estão vigentes os editais para participação na Operação Rondon Paraná 2024, destinados a docentes e agentes universitários (006/2024) e estudantes (007/2024). A ação ocorrerá no mês de julho, na região de Guarapuava, e conta com o apoio da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A pró-reitora da Proec, Rosimeiri Darc Cardoso, enfatizou que “os editais refletem o trabalho que a equipe da Pró-reitoria vem fazendo para apoiar as ações de extensão e de cultura, com vistas à qualificação da formação dos estudantes, à interação com a sociedade e entre os campi”.