Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora da Unespar destaca-se em Jornada da ANPUH - PR ao abordar 'Historiografia e Fontes' nos 170 anos do Paraná na UEPG em Ponta Grossa

por última modificação: 14/12/2023 16h24

No dia 08 de dezembro, a Coordenadora do CDoc. H Litoral, professora Dra Liliane da Costa Freitag, do Campus de Paranaguá da Unespar, participou, a convite da Associação de Pesquisadores de História (ANPUH) - Seção PR da JORNADA ANPUH - PR - “HISTORIOGRAFIA E FONTES: BALANÇO DOS 170 ANOS DO PARANÁ” evento esse realizado no Museu Campos Gerais/UEPG em Ponta Grossa.

A jornada visou pensar a produção historiográfica sobre o Paraná. Discutir as fontes para a escrita da História. Eis os propósitos deste evento, que se realizara por ocasião dos 170 anos do Paraná. Essa mesma jornada ocorreu com uma intensa programação que se estendeu ao longo desse dia, contando com 3 mesas de debate e visita guiada as futuras instalações do Museu dos Campos Gerais.

A atividade teve início às 9h e contou com a presença do Reitor da UEPG, professor Dr, Miguel Sanches Neto, o Diretor da Anpuh, PR, prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello (UEPG) e demais autoridades da Universidade e do Museu dos Campos Gerais, como o Diretor, o Prof. Dr. Niltonci Batista Chaves.

A professora, Dra. Liliane Freitag, participou da Mesa de discussão: Muitos Paranás: a pluralidade das fontes nos arquivos e centros de documentação paranaenses. Na ocasião também estiveram presentes na Mesa outros gestores de Centros de documentação do Paraná.

Prof.ª Dr.ª Méri Frotscher Kramer – UNICENTRO-Irati

Prof. Dr. José Miguel Arias Neto – UEL

Prof.ª Dr.ª Terezinha Saldanha – UNCENTRO – Guarapuava

A Prof.ª Dr.ª Liliane Freitag teve a oportunidade de levar o nome da Unespar nesse evento onde apresentou as potencialidades da documentação sob guarda do CDoc. H Litoral e pode destacar as atividades do Centro de Documentação e suas potencialidades. Também se fizeram presentes orientandas da professora Liliane Freitag que atuam como bolsistas do Projeto Universidade Sem Fronteiras que atuam no CDoc. H Litoral.

A Coordenadora do CDoc. H Litoral que também integra a Rede Paranaense de Arquivos e Centros de Documentação,  também destacou a importância da implementação de uma política pública Estadual para Arquivos e Centros de Documentação. Essa importante pauta essa será levada em audiência por ela e por membros da Rede Paranaense de Arquivos e Centros de Documentação uno próximo dia 08/12 ao Superintendente da Ciência e Tecnologia do Paraná, Sr. Aldo Bonna. Além do debate relativo as fontes nos arquivos e centros de documentação paranaenses também houve uma  MESA de trabalho com a seguinte problemática: "Existe um Paraná? Percursos Historiográficos Contemporâneos”

Após essa atividade, ocorreram as Visitas Guiadas ao Acervo do Museu Campos Gerais seguida de Atividades Culturais.

Para encerrar, a  última Mesa: O ensino da História do Paraná nas escolas: trajetórias, propostas e desafios encerrou a Jornada ANPUH.

Essa imersão proporcionou trocas de saberes e experiencias oportunizando a Unespar divulgar mais novo Centro de documentação Histórica das Universidades Estaduais do Paraná.

Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte – UEPG (Mediador)

Prof. Dr. Angelo Priori – UEM

Prof. Dr. Hélio Sochodolak - UNICENTRO

Prof. Dr. Wander de Lara Proença – UEL

16h30 - Visitas Guiadas ao Acervo do Museu Campos Gerais/Atividades Culturais

19h – MESA 3

O ensino da História do Paraná nas escolas: trajetórias, propostas e desafios

Prof. Dr. Jean Carlos Moreno – UENP (Mediador)

Prof.ª Dr.ª Cyntia Simioni França – UNESPAR – Campo Mourão

Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello- UEPG

Prof. Dr. Clóvis Gruner- UFPR

Evento presencial gratuito com certificado para os presentes.