Ensino Superior
Projeto em parceria internacional CIRCuMAR é contemplado em importante edital de biodiversidade
O projeto CIRCuMAR - uma parceria internacional que inclui docentes do Programa de Pós-Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (PALI), do Campus de Paranaguá, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), - foi contemplado com financiamento em um edital internacional voltado à pesquisa em biodiversidade (Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa + 2025 - Restauração do funcionamento, integridade e conectividade do ecossistema).
Segundo o coordenador do PALI, professor Pablo Damian Borges Guilherme, a chamada recebeu 278 pré-propostas e, dessas, 123 completas e elegíveis. “No processo, um Comitê de Avaliação Europeu independente analisou rigorosamente as submissões, classificando os projetos. Posteriormente, em estrita observância à classificação, o Comitê Diretivo da Chamada Biodiversa+, composto por todas as organizações financiadoras participantes, selecionou 36 projetos de pesquisa para financiamento. Essa decisão representa um compromisso financeiro substancial de mais de 49 milhões de euros, incluindo contribuições da Comissão Europeia e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)”, explica.
No Brasil, conforme o coordenador, a Biodiversa+ é apoiada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e os projetos colaborativos de pesquisa aprovados serão financiados pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada, no Paraná representado pela Fundação Araucária.
Usando princípios de economia circular, o projeto busca escalar a restauração de ecossistemas marinhos e costeiros em seis países parceiros: Noruega (Norwegian University of Science and Technology), Alemanha (Leibniz Centre for Tropical Marine Research (ZMT) GmbH), Bélgica (Vrije Universiteit Brussel - Faculty of Sciences and Bioengineering Sciences/Biology Department/Marine Biology e Jan De Nul nv), Holanda (STICHTING VU), Indonésia (IPB University) e Brasil (Unespar).
Pablo Damian completa destacando que a inovação central “é o desenvolvimento de substratos artificiais para recifes feitos a partir de resíduos de aquicultura (conchas de ostras e mexilhões) e restos de demolição, substituindo o concreto convencional por materiais de baixo carbono e ecologicamente mais eficazes.”
O projeto, esclarece o professor, combina ciência de materiais, ecologia marinha, ciências sociais e economia para criar um modelo de restauração que seja transferível entre diferentes contextos e sustentável a longo prazo. Comunidades locais, autoridades e indústrias são envolvidas no co-design das soluções, garantindo que os objetivos da restauração reflitam as prioridades de cada região.
A abordagem integra ainda ferramentas de financiamento inovadoras, como análise custo-benefício e instrumentos de economia azul, para que os projetos avancem além da dependência de doações.
O consórcio é coordenado pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e tem como parceiro executor a Unespar, com participação dos professores Murilo Zanetti Marochi, Pablo Damian Borges Guilherme, Rafael Metri e Cassiana Metri.
O coordenador, Murilo Marochi, acrescenta que o CIRCuMAR está alinhado com marcos globais como o Quadro de Biodiversidade de Kunming-Montreal e a Lei de Restauração da Natureza da União Europeia, “contribuindo diretamente para a recuperação da biodiversidade oceânica e a adaptação climática em escala global.”
“A aprovação desse projeto deixa clara a internacionalização do PALI que em 2026 está sendo ampliada pelos programas CAPES-Global.edu e pelo Programa de Fomento à Constituição de Redes de Cooperação Internacional da SETI”, demonstra o professor.
