Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião com representante do governo australiano debate parcerias em áreas de ensino, tecnologia e inovação

última modificação: 05/07/2022 10h00

O vice-governador Flávio Arns, juntamente com os secretários estaduais de Planejamento, Cassio Taniguchi e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes receberam nesta quinta-feira (7), no Palácio das Araucárias, Megan Phelan, representante do departamento de Bussines and Innovation do governo de Victoria, na Austrália. No encontro foram discutidos assuntos relacionados a uma aproximação do Paraná com o Estado de Victória para o desenvolvimento de parcerias nas áreas de educação superior, inovação, tecnologia e ensino profissionalizante.

Representantes do governo de Victória já estiveram no Paraná interessados em estabelecer parcerias nos setores de educação, planejamento urbano, meio ambiente e energias renováveis. Outra visita está programada para abril de 2015, com o objetivo de avançar nas relações de aproximação para atividades de colaboração entre os dois estados e intercâmbio na área educacional e de pesquisa.

Ao apresentar os programas de excelência da secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o secretário João Carlos destacou o investimento em infraestrutura das universidades, a qualificação dos docentes, o apoio para projetos de pesquisa e o processo de internacionalização das instituições de ensino superior. “As universidades estaduais do Paraná têm um pouco mais de 40 anos e participam de forma muito integrada do desenvolvimento do nosso estado. Temos um excelente sistema de ensino universitário e estamos envolvidos com o processo de internacionalização, e esta aproximação com o estado de Victória é muito importante para reforçar os vínculos que existem entre os dois países e também para estimular a realização de intercâmbio nas áreas de pesquisa, educação superior, educação técnica e inovação”, afirmou o secretário.

Megan Phelan fez uma apresentação do sistema de educação superior e de treinamento australiano e destacou algumas áreas que são compartilhadas com o estado do Paraná, que podem gerar parcerias para o desenvolvimento dos dois estados. Victória tem oito universidades públicas que se destacam em diferentes rankings internacionais. “ Temos bolsões de perícia e conhecimento em todas as universidades e grandes núcleos de conhecimento. Estamos estabelecendo relações estratégicas com outros países e aumentando a intensidade das relações com a América Latina”, destacou Megan.

O estado de Victoria realiza um processo de aproximação com o Paraná para desenvolver parcerias entre universidades, institutos de pesquisas e com instituições que desenvolvem o ensino técnico da Austrália e Brasil. “Estamos procurando identificar oportunidades para parcerias de benefícios mútuos. Queremos ampliar e construir novos vínculos internacionais”, ressaltou Megan.

Estiveram presentes na reunião, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Luciano Sant'Ana Vargas; a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Berenice Jordão; o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona; a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Fátima Padoan; o reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antonio Carlos Aleixo; representando a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Sílvia Helena de Moraes; o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Cesar Félix e o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.