Ensino Superior
Seminário Internacional do Profei reúne especialistas no Litoral do Paraná
Nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro, ocorreu a abertura o II Seminário Internacional do Profei, o I Encontro Regional Sul do Profei e o III Seminário Nacional de Educação Inclusiva. O evento, sediado no Campus de Paranaguá, acontece na Associação Banestado, em Praia de Leste, segue até a sexta-feira, dia 12 de dezembro. A coordenação é da Profa. Dra. Roseneide Maria Batista Cirino, do colegiado de Pedagogia e Coordenadora do Profei - Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Unespar.
O seminário tem como principal objetivo fomentar a reflexão e o aprofundamento teórico-prático para professores, mestrandos e pesquisadores, buscando o aprimoramento das pesquisas no campo educacional. A programação inclui palestras com especialistas nacionais e internacionais, oficinas temáticas, apresentações culturais e sessões de comunicação de trabalhos.
No primeiro dia do evento, dia 10, a manhã foi dedicada a realização de atividades internas dos grupos de pesquisas e estudos. O público começou a ser recepcionado no período da tarde, com o credenciamento, que ocorreu simultaneamente a Reunião dos Coordenadores Profei e o 2º Fórum dos Coordenadores.
A abertura oficial foi realizada no período da tarde, com o Prof. Dr. Sebastião Cavalcanti Neto como cerimonialista. A mesa de abertura foi composta pela Coordenadora do Profei na Unespar, Profa. Dra. Roseneide Cirino, a Vice-Coordenadora Profei, Profa. Dra. Mariana Lacerda Arruda, o Diretor da Unespar Campus de Paranaguá, Prof. Dr. Moacir Dalla Palma, o Vice-Reitor da Unespar, Carlos Alexandre Molena Fernandes, o professor Profei, Dr. Adilson Anacleto, a egressa Me. Aline Pedro Feza, e o Coordenador Nacional da Rede Profei, Professor Dr. Klaus Schlünzen Junior.
Em seguida, a palestra de abertura, contou com as contribuições da Profa. Dra. Patrícia Braun (UERJ), da Profa. Dra. Luzia Rodrigues (Portugal) e do Coordenador Nacional Profei. Logo pós, um momento cultural com Música Caiçara com Jozé Navarro e Leo da Rabeca.
No segundo dia, dia 11, ocorre a Mesa Temática intitulada "Deficiência: Concepções, Políticas e Práticas em Educação Inclusiva", com a participação das Professoras Dras. Débora Dainez, Maria Amélia Almeida e Rosangela Pietro, além de momento cultural com a Roda de Samba da FAP. A troca acadêmica acontece nas Sessões de Apresentação de Trabalhos, de formato híbrida.
O terceiro e último dia, dia 12, acontece a Mesa Temática de reflexão sobre as diversas pautas da educação, do Prof. Dr. Delton Felipe, finalizando com a reunião dos Coordenadores do PROFEI para as considerações finais e o fechamento do seminário.
