Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar e Invest Paraná lançam Projeto VRS Baía de Paranaguá para Desenvolvimento Sustentável de Comunidades Tradicionais

Ensino Superior

Unespar e Invest Paraná lançam Projeto VRS Baía de Paranaguá para Desenvolvimento Sustentável de Comunidades Tradicionais

por última modificação: 27/03/2024 12h49

No dia 19 de março, a Unespar junto a Invest Paraná realizou o 1º encontro presencial para o desenvolvimento do VRS Baia de Paranaguá, projeto que visa contemplar colônias quilombolas e aldeias indígenas situadas no município. O Programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná (VRS) tem como objetivo aprimorar cadeias de valor de produtos e regiões paranaenses, aliando sustentabilidade, conhecimentos tradicionais, conhecimento científicos e tecnológicos, com apoio da gestão pública.

O VRS Baia de Paranaguá desenvolverá atividades que unam os conhecimentos das comunidades tradicionais com os da comunidade acadêmica da Unespar para fomentar a superação dos desafios da produção sustentável, comércio justo, equidade de gênero, respeito a natureza e paisagem locais. As atividades ocorrerão em 7 comunidades da Baia de Paranaguá.

Integram a equipe da Unespar campus de Paranaguá 17 pesquisadores, dos cursos de graduação em Administração, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção e Matemática, além do Programa de Pós-graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares.

A Funespar junto a Invest Paraná e pesquisadores da Unespar/Paranaguá que aplicará mais de 200 mil reais em bolsas para pesquisadores, bolsistas universitários e outros investimentos diretos para a realização do projeto no município de Paranaguá.

O evento foi marcado com a presença de Danyelle Stringari Presidente da Funespar, juntamente com as professoras Luciane Scheuer e Mônica Herek e os professores Adilson Anacleto, Luiz Fernando Roveda, Fernando Lermen e Fernando Sakaguti, onde receberam a equipe da Invest Paraná, representada por Bruno Banzatto, Gerente de Desenvolvimento Econômico.