Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Universidade Aberta à Terceira Idade do Campus de Paranaguá comemora 15 anos

Universidade Aberta à Terceira Idade do Campus de Paranaguá comemora 15 anos

Unati - Campus de Paranaguá

última modificação: 05/07/2022 10h00

Neste ano de 2014 o Projeto “Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI” , da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranaguá, completa 15 anos de existência.

O Projeto, iniciado em 1999 com 30 alunos, que tem por objetivo desenvolver um trabalho voltado ao processo de valorização humana e social e também de resgate da cidadania da terceira idade, promoveu durante esses 15 anos debates em diversas áreas com enfoque nas necessidades do idoso na atual sociedade.

Foram vários anos de convivência com muita dança, música, teatro, literatura, além de atividades de yoga, tai chi chuan, folclore, informática e atualização de conhecimentos.

Professores e funcionários da UNESPAR  e também profissionais das diversas áreas colaboraram atuando junto à UNATI em atividades voltadas à qualidade de vida do idoso.

Ao concluinte do Curso “Universidade Aberta à Terceira Idade, que tem a duração de um ano e meio, é ofertada a possibilidade de ingresso na Universidade, sem Vestibular, em até três disciplinas, como forma de adquirir novos conhecimentos e inserir-se no meio acadêmico, o que caracteriza a Universidade Continuada, como também continuar participando das atividades de convivência propostas pelo projeto

Além das atividades mencionadas, alguns integrantes da UNATI ainda desenvolvem trabalhos junto às Entidades Assistenciais da cidade e outros participam de forma mais efetiva no Conselho do Idoso de Paranaguá. A UNATI também tem um grupo que realiza participações artísticas em diversos segmentos  da sociedade.

Durante esses 15 anos de convivência, os participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade criaram o GUATI – Grêmio da UNATI, que coordena as atividades de lazer e confraternizações do grupo.

Para participar do projeto as pessoas podem ser de ambos os sexos, ter idade acima de 55 anos e serem alfabetizadas.

Em 2014 a UNATI iniciou a sua 9ª turma e hoje conta com 135 pessoas que fazem a convivência. A Profª Jandira Gonzaga, Coordenadora do Projeto desde o seu início, agradece a todos os que participaram até agora.