Você está aqui: Página Inicial > Notícias > V Encontro de Psicologia e Educação: implicações no processo de ensino-aprendizagem

Ensino Superior

V Encontro de Psicologia e Educação: implicações no processo de ensino-aprendizagem

por última modificação: 05/07/2022 10h00
"implicações no processo de ensino-aprendizagem"

"implicações no processo de ensino-aprendizagem"


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

CAMPUS DE PARANAGUÁ

 

 

V ENCONTRO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 

A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS DE PARANAGUÁ é uma Autarquia Estadual mantida pelo Governo do Estado do Paraná e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - SETI.

Diretor do Campus Professor Mauro Stival, Vice-Diretor do Campus Professor Sydnei Kempa, Coordenador do Evento Dr. Emérico Arnaldo de Quadros (emerico.quadros@unespar.edu.br) – Cel. (41) 8837-9386

Endereço: UNESPAR - Campus de Paranaguá

Rua Comendador Correia Júnior, 117 – Centro.

 CEP: 83203-560 caixa postal: 236 - Paranaguá – PR

 Telefone: (41) 3423-3644

 

APRESENTAÇÃO

 

V ENCONTRO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Local e data de realização - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS DE PARANAGUÁ Auditório – 19 (sexta – manhã, tarde e noite), 20 (sábado – manhã e tarde) de setembro de 2014.

Instituição proponente: UNESPAR - Campus de Paranaguá– Grupo de pesquisas em Psicologia e Educação: Implicações no processo de ensino e aprendizagem.

 Vagas limitadas.

 

Proponente (Coordenador) Dr. Emérico Arnaldo Quadros.


Equipe organizadora:

    • Prof. Dr. Emérico Arnaldo Quadros.
    • Prof. Esp. Rozana Mazetto.

 
Acadêmicos:

    • Alexandre Nogueira da Silva
    • Ana Paula Souza Leal
    • Claudio Marcos Veloso Junior
    • Iasmeire Mauricio dos Santos
    • Ivanilda Da cunha Silva
    • Juliano Rodrigues Salgado
    • Katia Monteiro Silva
    • Nanci Terezinha da Silva
    • Silvana Fava          
    • Rosália Rampelotti Matheus
    • Suane Aparecida Cortez Schiavelli (Organização acadêmica)

 

O V Encontro de Psicologia e Educação permitirá o contato e a atualização em relação a temas de atualidade educativa e sua vinculação à Psicologia. A UNESPAR - Campus de Paranaguá como principal centro de Ensino Superior da região deve gerar debates nas principais áreas pedagógicas para incentivar a pesquisa dos mesmos. Durante o evento acontecerão oficinas e palestras ministradas por pessoas vinculadas com a comunidade educativa, psicólogos e psicanalistas convidados. O encontro terá importância fundamental para os estudantes do Curso de Pedagogia, mas ampliará seu foco já que as licenciaturas da UNESPAR - Campus de Paranaguá bem como alunos e professores de outras Instituições também poderão participar dos encontros, além de alunos PDE. Assim o objetivo geral será promover o debate acadêmico com a comunidade do litoral de Paraná sobre psicologia e os processos educativos, sendo caracterizado como um evento regional, pois inclui as cidades do litoral do Paraná. Ao mesmo tempo terá também como alvos:

A - Debater as características particulares que esses temas  tem no litoral do Estado.

B- Promover oficinas sobre questões relacionadas à psicologia e ao fazer cotidiano dos educadores.

C- Promover atividades de relacionamento com a extensão do curso em Matinhos.

D- Apresentar produção acadêmica sobre questões pedagógicas e da relação psicologia e educação, bem como suas implicações no processo ensino-aprendizagem.

Os objetivos propostos pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia e Educação (G.P.P.E.) são: Contribuir para o desenvolvimento das habilidades científicas do aluno e para a formação de recursos humanos para a pesquisa. - Desenvolver o senso crítico de alunos e professores, através da intervenção na realidade sócio cultural local e regional. - Promover a produção científica e sua divulgação oral e impressa ou eletrônica. - Colaborar na sistematização da institucionalização da pesquisa na UNESPAR - Campus de Paranaguá. - Proporcionar ao aluno, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como o desenvolvimento do pensar cientificamente, da curiosidade e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. - Provocar nos alunos a possibilidade de transformação do pensar em relação à pesquisa e à função dos cursos de graduação e do ensino superior como um todo. - Incentivar e apoiar docentes e discentes na introdução de procedimentos que garantam a regularidade da pesquisa para a iniciação científica na graduação. - Apoiar docentes e discentes para que divulguem suas pesquisas também em outros eventos de iniciação científica ou eventos de natureza científica, como Congressos, Seminários, Colóquios etc. - Incentivar a emergência de habilidades investigativas potenciais entre os estudantes, mediante sua participação em projetos de pesquisa ou em grupos de pesquisa liderados por docentes, bem como- Incentivar o aumento da produção científica do corpo docente. - Colaborar para preparar os discentes para os programas de pós-graduação. - Auxiliar a IES no cumprimento de sua função de integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Suas principais linhas de pesquisa são:

1. Desenvolvimento humano e aprendizagem;

2. Psicologia e Psicanálise - implicações no processo de ensino-aprendizagem.

3. Relacionamento professor aluno.

 

Programação

Dia 19/09/2014

MANHÃ

8:30 – Cine FAFIPAR – Apresentação do filme “The Wall” – As paixões e a educação em “The Wall”

10:30 – Mesa redonda – Discussão do filme – Mediador: Simone Sartori Jabur; debatedores: Emérico Arnaldo de Quadros, Claudio Marcos Veloso Junior

TARDE

14:00  – Palestra – A importância do papel dos professores no enfrentamento da violência doméstica e familiar - Ana Baggio (Assistente Social), Carla Simone (Advogada), Thaysa Zubek Valente (Psicóloga) do Núcleo de Estudos da Violência Doméstica e Familiar (NEVICOM) de Ponta Grossa.

15:30 – Palestra – O sintoma como denuncia de violência no infante - Rozana Mazetto.

 NOITE

19:30 – Palestra – Desenvolvimento das funções psicológicas superiores no contexto da aprendizagem escolar – Ms. Roseneide Batista Cirino

 

Dia 20/09/2014

MANHÃ UFPR

08:30 – Oficinas

01. Musicalização e neuropsicologia na educação infantil: interfaces entre arte e saúde - Alexandre Nogueira da Silva e Nanci Terezinha da Silva. -

08:30 – Minicurso

01. Pesquisas em desenvolvimento humano – Principais Métodos - Emérico Arnaldo de Quadros e Rozana Mazetto - UNESPAR - Campus de Paranaguá

  1. 02.   Fatores biológicos do desenvolvimento humano – Profª. Dra. Kátia Kalko Schwarz - UNESPAR - Campus de Paranaguá

03. Linguagem audição e aprendizagem - Denise França - UNESPAR - Campus de Paranaguá

04. Materialismo histórico e seus desdobramentos no século XX - Thiago Hansen – UFPR

05. Análise textual: O dizer da Enunciação – Claudio Marcos Veloso Júnior – Mestrando UEL – UNESPAR - Campus de Paranaguá

 

TARDE

13:30 - Comunicações

Os trabalhos inscritos para comunicações serão apresentados no período da tarde, com 20 minutos para apresentação e 10 minutos para discussão dos mesmos, divididos por salas com temas correlacionados.

Participantes Convidados

Ms.Simone Sartori Jabur – UNESPAR - Campus de Paranaguá

Rosana Mazetto – UNESPAR - Campus de Paranaguá

Ms. Roseneide Batista Cirino – UNESPAR - Campus de Paranaguá

Claudio Marcos Veloso Junior – Mestrando UEL – UNESPAR - Campus de Paranaguá

Dra. Katia Kalkos Schwarz - UNESPAR - Campus de Paranaguá

Dra. Denise França – UNESPAR - Campus de Paranaguá

Ms. Thiago Hansen – UFPR – doutorando Direito

Ana Baggio UEPG (Assistente Social) - NEVICOM (Núcleo de Estudos da Violência Doméstica e Familiar de Ponta Grossa)

Carla Simone UEPG (Advogada) NEVICOM (Núcleo de Estudos da Violência Doméstica e Familiar de Ponta Grossa)

Thaysa Zubek Valente UEPG (Psicóloga) NEVICOM (Núcleo de Estudos da Violência Doméstica e Familiar de Ponta Grossa)

Alexandre Nogueira da Silva – Especialista e Membro do Grupo de Pesquisas em Psicologia e Educação

Nanci Terezinha da Silva - Especialista e Membro do Grupo de Pesquisas em Psicologia e Educação

 

Público Participante

Participarão do evento aproximadamente 150 pessoas sendo a maioria acadêmicos do curso de Pedagogia da UNESPAR - Campus de Paranaguá (Paranaguá e extensão Matinhos), os professores da instituição e também profissionais da educação e psicólogos do litoral e outros locais, que farão parte do evento tanto como ouvintes quanto como palestrantes.

 

6. Divulgação do Evento

 A divulgação do evento será feita através de comunicação pessoal em salas de aula, através de material de divulgação impresso (“Folder” e cartaz) e comunicações nas rádios e televisão da região.

 

7. Apresentação de Trabalhos

Inscrições: a partir do dia 25 de agosto de 2014, das 16:30 às 21:00 na UNESPAR - Campus de Paranaguá.

Dia 12 de setembro de 2014 – Ultima data para inscrição de comunicações a serem apresentados. Os trabalhos podem ser inscritos através do endereço eletrônico: psicoedu.paranagua@unespar.edu.br; ou semanapedagogia@pop.com.br;  ou emerico.quadros@unespar.edu.br;

 

Apresentação Verbal (normas):

Os trabalhos inscritos para serem apresentados no evento, apenas serão aceitos para a apresentação após passarem por avaliação de professores do Colegiado de Educação da UNESPAR - Campus de Paranaguá, devendo ser originais e ter enfoques ligados à pesquisa acadêmica (empírica ou teórica).

Deverá constar no trabalho:

Título (em maiúsculas e negritado), sendo seguido do corpo do trabalho de aproximadamente 05 a 10 paginas (sendo um resumo estendido) onde deverá constar a justificativa, objetivos, o referencial teórico, resultados e discussão ou conclusões (no caso de pesquisa), referencias, obedecendo as normas da ABNT. Letra: Arial, tamanho 12, espaçamento: 1,5.

No caso de trabalhos acadêmicos em andamento ou concluídos que tenha orientação, o nome do orientador deve constar como co-autor, isto é o primeiro nome será o nome do autor (ou autores) e o nome do orientador aparecerá por último, sem a indicação de orientação. 

Receberá certificado de apresentação de trabalho apenas o componente que se fizer presente no ato da apresentação. Diante disso, no ato do envio do trabalho indicar o nome do(s) componente(s) que se farão presentes na apresentação.