Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular 2023: Entenda como funciona o Sistema de Políticas Afirmativas

Vestibular 2023: Entenda como funciona o Sistema de Políticas Afirmativas

por última modificação: 26/08/2022 10h54

Seguem abertas até o dia 3 de outubro, as inscrições para o Vestibular 2023 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Ao todo, são ofertadas mais de 3 mil vagas pelo Vestibular e SiSU, para os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I/Embap, Curitiba II/FAP, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, para ingresso no ano de 2023. As inscrições acontecem de forma online, por meio do site vestibular.unespar.edu.br e sob o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100.

EDITAL CLIQUE AQUI

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

A Unespar reserva 50% do total de vagas em cada curso, turno e grau, em cada campi, para o Sistema de Políticas Afirmativas ou Cotas, com a seguinte divisão:

• 25% das vagas para candidatos/as que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
  • 20% das vagas para candidatos/as pretos/as ou pardos/as que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
  • 5% das vagas para candidatos/as com deficiência que concluíram o Ensino Médio, independente do percurso de formação, público ou privado.

A manifestação de interesse para concorrer a uma vaga, por meio do Sistema de Políticas Afirmativas deve acontecer no momento da inscrição. Não poderão concorrer a essas vagas candidatos/as que já tenham concluído algum curso de graduação, em qualquer Instituição de Ensino Superior (IES).

Como funciona?

Todos/as concorrerão às vagas destinadas à Concorrência Universal. Caso o/a candidato/a que optou pelo Sistema de Políticas Afirmativas, não tenha se classificado pela Concorrência Universal, concorrerá pelo Sistema de Políticas Afirmativas.

As vagas do Sistema de Políticas Afirmativas, não preenchidas, serão remanejadas da seguinte forma:

• Vaga remanescente de cotas destinadas a pessoas com deficiência será remanejada para cotas destinadas a pessoas pretas e pardas;
  • Vaga remanescente de cotas destinadas a pessoas pretas ou pardas será remanejada para cotas destinadas a pessoas com deficiência;
  • Em caso de sobras de vagas dos itens a e b, elas serão destinadas ao sistema de políticas afirmativas para candidatos/as classificados/as que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e, ainda havendo vagas remanescentes, elas serão destinadas à Concorrência Universal.

Para cada modalidade de vagas destinadas ao Sistema de Políticas Afirmativas, é necessário apresentar documentação comprobatória, no ato da matrícula, conforme o edital.

O resultado do Vestibular 2023 da Unespar, será divulgado no dia 21 de dezembro de 2022, no site unespar.edu.br.

Para mais informações, leia o edital, Manual do Candidato e o Manual de Teste de Habilidades Específicas (THE). Em caso de dúvidas ou não contemplados no edital, entre em contato com a Comissão Central Concurso Vestibular (CCCV), pelo endereço vestibular@unespar.edu.br ou pelo telefone (44) 3518-1844.