Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Unespar tem um projeto que preserva e divulga a história do município de Paranaguá e, ao mesmo tempo, estimula a construção de políticas públicas de preservação do patrimônio documental?

por última modificação: 13/09/2023 13h31

É o projeto de extensão Documentação Histórica de Paranaguá: Memória e História por Meio do Acervo do Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná, que teve início em 2022, sob a coordenação da docente Liliane da Costa Freitag, do Colegiado de História, do campus de Paranaguá. Há cerca de um ano, o projeto vem desenvolvendo suas atividades no Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná (CDoc. H Litoral), que funciona em um espaço compartilhado com o Arquivo Público Municipal da Prefeitura de Paranaguá.

A coordenadora adianta que o projeto de extensão, que está na segunda edição, começou com um aluno bolsista e, hoje, tem 13 acadêmicos diretamente envolvidos, seja na modalidade bolsista ou voluntário, “o que prova que, em pouco tempo, houve uma mudança de olhar dos/as acadêmicos/as do curso para a pesquisa e extensão”, afirma a coordenadora.

Liliane esclarece que entre os motivos que levaram à criação do projeto foi ter conhecimento de que muitos documentos importantes, de valor histórico, pertencentes ao Arquivo Público da Prefeitura Municipal de Paranaguá e à I Vara Criminal (de 1867 até 1985), estavam, por exemplo, guardados em locais inadequados, insalubres, sem organização e sem a correta preservação.

A docente descreve que na I Vara Criminal, os documentos estavam em franca deterioração, deformados, alguns já inutilizados, por conta de agentes biológicos, como fungos, insetos e roedores. Já o Arquivo Público, da prefeitura, contém documentos administrativos legais, desde correspondências e relatórios de autoridades, plantas urbanas, contratos, cartas de aforamento, licitações, prestações de contas, processos de sindicâncias, solicitações de servidores, pedidos de pagamento ao município e demais documentos correlatos a administração pública de Paranaguá. “Apesar de melhores condições físicas e de acondicionamento, essa documentação não estava organizada e nem preservada. Por isso, a proposta do projeto foi de organizar os documentos que são relativos ao século XIX até o fim de período militar”, explica Liliane.

As ações de preservação, de divulgação científica e educativas não se restringem apenas a uma parte da documentação da I Vara Criminal e ao Arquivo da Prefeitura. “Atualmente, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) autorizou, por meio de ATA, o acesso aos documentos de 1986 a 1992, porém, os trâmites finais ainda estão ocorrendo. Também haverá a incorporação da documentação da Comarca de Paranaguá desde o período colonial. E da mesma forma a documentação da Vara de Família”, esclarece a professora. A ampliação do acervo do CDoc. H Litoral resultará na ampliação das ações do projeto de extensão.

Em um sentido mais amplo, Liliane relata que o projeto de extensão se propõe a “divulgar a riqueza da documentação histórica existente em Paranaguá, bem como preservar documentos, de valor histórico relativo ao município, impulsionando dessa forma, o interesse pela história, pela memória e estimulando a construção de políticas públicas de preservação documental.”

Para impulsionar oficialmente a criação do projeto, em 10 de junho de 2022, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Unespar e a Prefeitura de Paranaguá, em que foi disponibilizado o espaço do CDoc. H Litoral, onde o projeto desenvolve as atividades. A coordenação do Centro também ficou a cargo de Liliane e o foco das atividades se mantém sobre o acervo histórico municipal. Em 31 de outubro do mesmo ano, foi aprovado um convênio entre a Universidade e o TJ-PR, para o acesso à documentação da I Vara Criminal de Paranaguá. E em 7 de dezembro, foi assinado novo Termo de Cooperação Técnica entre Unespar e TJ-PR, dessa vez para encorpar o acervo do CDoc. H Litoral, “o que também exigiu de nós maior esforço na ampliação da equipe de bolsistas do projeto”, revela.

As ações do projeto de extensão incluem atividades de preservação (higienização e organização de documentos), educativas (rodas de conversa em escolas e feiras e formação complementar para estudantes e comunidade), de pesquisa (construção de catálogo, quantitativo de documentos envolvidos e iniciação científica com bolsa) e parcerias com o Laboratório de Genética Molecular e de Microrganismos (Lagem), da Unespar, campus de Paranaguá.

Para mais informações, entre em contato pelos emails liliane.freitag@unespar.edu.br / cdoc.hlitoral@unespar.edu.br ou pelo telefone (41) 9 8505 0085, com a professora Liliane da Costa Freitag.