PERFIL DO EGRESSO DO CURSO
O egresso do Curso de Administração da Unespar será um profissional habilitado a gerir organizações e acompanhar as mudanças de paradigmas organizacionais na conjuntura atual.
Esse profissional estará habilitado a identificar, aplicar e desenvolver princípios, normas e estratégias de ação que subsidiarão o processo de gestões nas organizações, principalmente às voltadas ao conjunto de micro e pequenas organizações e organizações ligadas ao Comércio Exterior e Gestão Portuária, com respeito ao ser humano e ao seu meio ambiente, predominante no Litoral Paranaense.
Apresentará capacidade crítica contextualizada, habilidades políticas e técnicas, visão estratégica, habilidades comportamentais e habilidade de tratar e filtrar informações que subsidiarão a tomada de decisões, além da compreensão da necessidade de contínuo aperfeiçoamento, buscando atender às necessidades de um mundo globalizado.
Em suas atividades de administrador, desempenhadas em profissão liberal ou não, terá habilidade e competências, dentre outras, para:
- elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;
- elaborar pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, organização, direção e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, administração financeira e orçamentária, administração de materiais, produção e logística, administração de recursos humanos, administração de sistemas de informações, administração mercadológica, bem como em outros conexos ou resultantes de desdobramentos dos acima aventados;
- exercer funções de cargo de administração no Serviço Público Federal, Estadual, Municipal, Autárquico, em Sociedades de Economia Mista, Empresas Estatais e Privadas em que fique expresso e declarado o título de cargo abrangido;
- exercer funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, de assessoramento e consultoria em órgãos e suas repartições ou seus compartimentos, da administração pública ou de entidades privadas;
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos para definir e implementar estratégias e procedimentos inerentes às funções do Administrador, tanto no que diz respeito à prática organizacional, como na realização de consultorias em gestão e administração, elaboração de pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais, sempre dentro de princípios ético-valorativos.
Os saberes, conhecimentos e habilidades, aqui elencados, devem servir como pré-requisitos para atender às expectativas adicionais do egresso, no que diz respeito à ampliação e aprofundamento de conhecimentos através de cursos e programas de pós-graduação, em um processo contínuo de formação e de agregação de resultados.
Para o profissional de Administração formado pela A UNESPAR Campus Paranaguá, as seguintes competências e habilidades se fazem relevantes:
- compreender as questões científicas, técnicas e sociais envolvidas nos processos administrativos, a partir da assimilação de teorias, tanto aquelas mais antigas, como as agora emergentes no cenário sócio-técnico em que a Administração se situa;
- desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais inerentes aos processos de gestão integrada;
- desenvolver habilidade de comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade das organizações;
- entender a contribuição das várias ciências e teorias que embasam o conhecimento administrativo e seus paradigmas mais significativos;
- vivenciar a formulação de estratégias e políticas para a condução dos negócios de uma organização, levando em conta as situações diversas presentes ou emergentes, no contexto regional, decorrentes das mudanças que ocorrem no ambiente global;
- compreender os fatores que condicionam o comportamento dos agentes econômicos, gerenciando-os em suas atividades de produzir, acumular e consumir recursos;
- entender as funções da Administração, dentro de uma visão sistêmica de diferentes modelos organizacionais, generalizando e transferindo conhecimento, para exercer de maneira criativa, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão;
- compreender os cenários organo-estruturais, vinculados à gerência e ao desenvolvimento da prática administrativa, de acordo com a tipologia característica de cada organização;
- desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos, com a utilização de tecnologias inovadoras, em ambientes organizacionais contextualizados;
- Interagir criativamente face aos diferentes contextos econômicos do mundo globalizado;