Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Ciências Biológicas > Estrutura

Ciências Biológicas

por admin última modificação 21/12/2022 11h42
Informações Gerais Sobre o Curso

DURAÇÃO: 4 anos
NÚMERO DE VAGAS: 80 (40 em Bacharelado e 40 em Licenciatura)

COORDENAÇÃO DE LICENCIATURA: Dra. Fabiane Fortes

COORDENAÇÃO DE BACHARELADO: Dr. José Francisco de Oliveira Neto


PERÍODO DE FUNCIONAMENTO: Manhã (Bacharelado) ou Tarde (Licenciatura)

DESCRIÇÃO: O Curso de Ciências Biológicas atende as modalidades de bacharelado e licenciatura. Explora a grande área das Ciências da Vida e suas subáreas tanto na pesquisa como na docência, atendendo as demandas da sociedade.

ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: O Profissional das Ciências Biológicas pode atuar como professor na Educação Básica (ensino Fundamental e Médio) e no Ensino Superior ou como pesquisador em institutos, fundações, autarquias, organizações não governamentais, indústrias e laboratórios, na iniciativa privada ou pública. O Biólogo pode atuar em diversas áreas correlatas: agronômica, biotecnológica, oceanográfica, bioquímica e ambiental. Suas atividades profissionais incluem a conservação e o manejo da biodiversidade, a atuação no meio ambiente, nas políticas de saúde e na biotecnologia.

OPORTUNIDADES PARA OS ACADÊMICOS: Além de várias aulas teóricas e práticas, tanto em laboratório quanto em campo, o curso oferece estudos experimentais em áreas como botânica, zoologia, microbiologia, genética, química, aquicultura e áreas afins, normalmente com um enfoque ambiental. Ademais, o curso possibilita a participação em diferentes projetos de pesquisa dos professores e mantém diversos grupos de estudos em áreas marinhas, zonas litorâneas e formações florestais. Para os licenciandos, o curso ainda oferece oportunidades de estágios nas escolas da região. O curso também conta com diversos projetos de extensão, que trazem a comunidade para dialogação e participação das atividades da universidade.