Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Ciências Biológicas > Disciplinas > PROTRINDADE

PROTRINDADE

por Luis Fernando Roveda última modificação 23/07/2015 18h35

          Inserido no Programa de Pesquisas Científicas da Ilha Trindade (PROTRINDADE, apoiado pela Marinha do Brasil, através da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – SECIRM) foi iniciado em abril de 2014 o projeto intitulado Macroalgas da ilha da Trindade: Monitoramento da diversidade e bioatividade de táxons conspícuos e endêmicos coordenado pela Dra. Franciane Pellizzari (UNESPAR, campus Paranaguá).

      A ilha da Trindade encontra-se a 1140 km a leste da costa do Espírito Santo. As ilhas oceânicas apresentam elevada importância ecológica, e grande interesse científico e biotecnológico, por serem ambientes isolados biogeograficamente, com condições abióticas extremas, ou desenvolvimento de adaptações específicas peculiares e oriundas de condições ambientais desses ecossistemas. Desta forma a biodiversidade destas áreas é peculiar, incluindo um alto grau de endemismo. Além disso, estas ilhas não sofrem influencia antrópica acentuada, comparadas às ilhas costeiras. Por estes motivos, o conhecimento da sua fauna e flora marinha é de grande relevância para monitoramento ambientais de médio e longo prazo. Além disso, em termos ficológicos, a Ilha da Trindade integra habitats de macroalgas bentônicas mais isolados e distantes do litoral brasileiro.

     Macroalgas marinhas são organismos fotossintetizantes bentônicos que dominam substratos marinhos consolidados. Contribuem com parte da produção primária, representando base da cadeia alimentar para herbívoros. Apresentam ampla utilização comercial, tendo seus polissacarídeos sulfatados atividade geleificante, espessante, aglutinizante e emulsificantes, usadas na indústria alimentícia. Além disso, uma gama inexplorada de produtos do metabolismo secundário com ações antioxidante, antibacteriana, fotoprotetora, antiviral, dentre outras, podem ser aplicadas nas indústrias cosmética e de fármacos.

     A diversidade macroalgal, assim como a atividade biológica de compostos extraídos de macroalgas conspícuas e de alta biomassa de ilhas oceânicas são pouco estudadas, desta forma, este projeto em andamento visa atualizar o banco de dados sobre a biodiversidade, elucidando padrões espaço-temporais da biomassa, e realizando testes de potencial bioativo, as quais possam servir como modelos de moléculas com potencial biotecnológico.


Links de interesse:
 
Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar - MARINHA DO BRASIL
PROGRAMA DE PESQUISAS CIENTÍFICAS NA ILHA DA TRINDADE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: www.cnpq.br
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: www.icmbio.gov.br