Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Ciências Contábeis ampliam conhecimentos em visita ao Porto de Paranaguá

por última modificação: 18/09/2023 14h03

Estudantes do 1º ao 4 º ano do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranaguá, visitaram as instalações do Porto de Paranaguá, onde fizeram um tour pela faixa portuária com o objetivo de ter uma visão geral de como funcionam as operações no local, além de conhecer o Centro Administrativo Palácio Taguaré e as práticas contábeis e administrativas da empresa pública. A visita aconteceu no dia 2 de setembro e envolveu 76 estudantes.

Segundo o coordenador do curso, Raphael Vinicius Weigert Camargo, a ação foi muito relevante para o aprimoramento da formação dos/as discentes do curso de Ciências Contábeis. “Só temos que agradecer a Portos do Paraná pela experiência e também à prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e a Viação Rocio Ltda., que forneceram transporte gratuito para que fosse possível conhecer a faixa portuária em segurança e com conforto”, relata.

Na opinião do professor, a atividade permitiu os/as discentes complementarem seus conhecimentos, vendo, in loco, a estrutura física do cais, identificando itens patrimoniais como ativos imobilizados e visualizando o funcionamento das operações, o cuidado com as questões ambientais, de acesso e de segurança do trabalho, além da percepção dos múltiplos atores envolvidos e os nexos que permitem o funcionamento de toda a estrutura”, destaca.

Ainda durante a visita, os/as acadêmicos/as conheceram sobre a funcionalidade dos shiploaders, esteiras transportadoras e os demais componentes que movimentam, cotidianamente, o Porto, como também, quais são os principais investimentos públicos e privados.

Ao chegarem no prédio do Centro Administrativo Palácio Taguaré, os estudantes assistiram à palestra do gerente contábil Rodrigo Neris Cavalcanti, que falou sobre a administração dos Portos de Paranaguá, abordando desde a infraestrutura do Porto até as demandas da contabilidade em plenitude.

Além dos/as alunos/as e do coordenador, estiveram presentes na visita as docentes Rita de Cássia C. P. Camargo e Ellen Joana Nunes Santos Cunha, o docente e Alexandre Cesar Rosa.