Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MENSAGEM DA REITORIA NO DIA 08 DE MARÇO!

MENSAGEM DA REITORIA NO DIA 08 DE MARÇO!

por última modificação: 08/03/2024 09h38

Neste 08 de março, em que celebramos o Dia Internacional das Mulheres, queremos reafirmar a memória de um dia de luta e resistência em prol da ampliação de direitos para todas as mulheres, considerando as diferenças de raça, etnia, classe, geração, sexualidade, territorialidade, entre outras.

Ainda que reconhecendo os avanços históricos, muitos são os desafios para a efetivação de políticas públicas, inclusive no âmbito institucional, que assegurem e ampliem os direitos legalmente conquistados. É necessário avançar na prevenção e  enfrentamento às violências de gênero, ainda naturalizadas socialmente, como a violência doméstica e familiar contra a mulher incluindo a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, a violência política, além da  misoginia, do machismo, da LGBTQIA+fobia e suas intersecções com o racismo, o capacitismo e o etarismo, para promovermos a justiça social e o desenvolvimento de uma cultura de paz e respeito.

Na Unespar, estão constituídos os Núcleos de Educação para Relações de Gênero (NERG) ligados ao Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) nos 7 campi, que são espaços educacionais de discussão, planejamento e implementação de estratégias que promovam acesso, inclusão e permanência de pessoas discriminadas por motivos de identidade de gênero e orientação sexual.

Atualmente, as mulheres compõem uma grande força de trabalho e criação de nossa universidade. Dados institucionais de 2023 apontam que 53,63% de docentes e agentes universitárias/os são mulheres. O perfil de estudantes ingressantes em 2023 também sinaliza maioria de presença de mulheres, com 62,7%, bem como, representam maioria da gestão superior, com 63,75% de mulheres, incluindo o cargo de reitora.

A reitoria reconhece e agradece a presença ativa e criativa de todas as mulheres pertencentes à comunidade acadêmica da Unespar.

Respeitosamente,

Equipe da Reitoria