Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mulheres em Foco

Ensino Superior

Mulheres em Foco

por última modificação: 05/07/2022 10h00

Projeto Fora das Grades & Coletivo Cláudia

"Mulheres em foco: resistências"

 

 A mostra "Mulheres em foco: resistências"  é promovida e realizada pelo Projeto Fora das Grades em parceria com o Coletivo Cláudia, ambos sediados na UNESPAR - campus de Paranaguá.  O objetivo da mostra é trazer à reflexão questões relativas à história e à condição das mulheres em diferentes perspectivas, a partir de filmes  que tenham mulheres no centro de sua construção narrativa. O cerne temático da mostra são as diferentes formas de resistência que mulheres, em diferentes épocas e em diferentes culturas, puderam oferecer às violências e opressões que  historicamente recaíram sobre seus corpos, direitos e subjetividades.

 

Além disso a mostra privilegia uma seleção de filmes consagrados pela crítica especializada, permitindo o acesso do público a obras ricas tanto para a discussão temática, quanto para a sua formação estética. Cada sessão conta com a exibição de um filme, acompanhada de um bate-papo ao final.

 

A mostra é dirigida ao público em geral, maior de 16 anos, especialmente a professoras e professores da rede pública, bem como estudantes da UNESPAR.

 

Datas: 06, 13, 20 e 27 de julho de 2016

Horário: das 14h30 às 17h30

Local: Biblioteca Mário Lobo

Inscrições: gratuitas

 

Apoio: Biblioteca Mário Lobo

 

   


Projeto Fora das Grades & Coletivo Cláudia

Mostra "Mulheres em foco: resistências"

 

 


06/07

 

 

As sufragistas

(Sarah Gravon, 2015, 106')

 

 

No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

 

 

13/07

 

 

As Horas

(Stephen Daldry, 2002, 114')

 

Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao romance "Mrs. Dalloway", de Virgínia Woolf. Em 1923, vive a própria Virgínia (Nicole Kidman), que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949, Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida, planeja uma festa de aniversário para o marido enquanto desaba em seu mundo interior. Nos dias atuais, em Nova York, Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros, que vive com sua companheira Sally, prepara uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e que hoje está seus últimos dias de vida, em decorrência da Aids.

 

 

20/07

 

 

Stromboli

(Roberto Rosselini, 1950, 107')

 

 

Na Itália, após o fim da 2ª Guerra Mundial, Karen (Ingrid Bergman),se casa com um pescador, Antonio (Mario Vitale), para deixar de viver em Farfa, um campo de concentração, pois não conseguiu um visto de emigração para a Argentina. Porém a vida na aldeia de Antonio, que fica numa ilha no Mediterrâneo aos pés do vulcão Stromboli, é imensamente hostil, impelindo-a a buscar desesperadamente uma saída daquele mundo.

 

 

 

27/07

 

A excêntrica família de Antonia

(Marleen Gorris, 1995, 102')

 

 

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a independente Antonia (Willeke van Ammelrooy) voltou à cidade natal acompanhada da filha. Assim teve início uma saga familiar que atravessou gerações de mulheres que encontraram, cada uma à sua maneira, formas de afirmarem seus desejos e sua liberdade.

OBS.: Mudanças no programa podem ser feitas, respeitando-se sempre a orientação temática da Mostra e o compromisso de formação de repertório fílmico do Projeto Fora das Grades.

Todos os filmes são recomendados a maiores de 16 anos