Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop irá discutir implantação da Lei Geral nos municípios do litoral paranaense

Ensino Superior

Workshop irá discutir implantação da Lei Geral nos municípios do litoral paranaense

Eventos

FOMENTO E APOIO AOS MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS
por última modificação: 05/07/2022 10h00
UFPR Litoral

A Incubadora de Projetos Econômicos e Sociais de Base Solidária (IPESS) realizará o I Workshop de Implantação da Lei Geral nos Municípios do Litoral Paranaense. O evento de extensão tem como objetivo publicizar a Lei Geral Municipal e construir um espaço de discussões sobre políticas de apoio às micro e pequenas empresas e aos empreendedores individuais no litoral paranaense.

Na programação, haverá reunião do Fórum Regional Permanente da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte do Estado do Paraná; momento para troca de experiências entre agentes públicos e privados do litoral na implantação da LG; e palestra com a pesquisadora Fabrícia Guimarães, e sua experiência na implantação da LG no estado do Rio de Janeiro.

Para fechar o encontro, uma mesa-redonda abordará desafios e possibilidades da implantação da Lei. A iniciativa pretende envolver agentes de desenvolvimento, empresários, associações, instituições de fomento e apoio a empreendimentos, Prefeitura, Câmara de Vereadores, comunidade acadêmica e todos os interessados nas políticas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo no litoral paranaense.

O evento será realizado dia 24 de abril, no Setor Litoral. O evento é gratuito.

Serviço:

I Workshop de Implantação da Lei Geral nos Municípios do Litoral Paranaense
Data: 24 de abril
Horário: tarde e noite
Local: Setor Litoral (Rua Jaguariaíva, 512, Caiobá-Matinhos)

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Edição: Jaqueline Carrara (ACS-UFPR)

 

Programação

  • 14:00 às 14:45H – Reunião do Fórum Regional Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Paraná – AMLIPA
  • 14:45 às 17:30H - Troca de experiências das ações de implantação da Lei geral nos municípios do litoral paranaense (Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Associações de empresários do Litoral, Sindicato dos Contabilistas do Litoral Paranaense, SEBRAE, UFPR Setor Litoral, Unespar - Paranaguá - Curso de Ciências Contábeis)
  • 19:00 às 19:30H – Apresentação do Projeto IPESS (Incubadora de Projetos Econômicos e Sociais de base Solidária – PROEC/UFPR) e das atividades desenvolvidas a tarde.
  • 19:30 às 21:00H - Palestra “As políticas de apoio às micro e pequenas empresas e a Lei Geral nos municípios do Rio de Janeiro.” com a pesquisadora Fabrícia Correa Guimarães (graduação em Ciências Sociais pela UFF (1997), Mestrado em Ciência Política pelo IUPERJ (2000) e doutorado em Ciência Política pela UFF (2011). Atualmente é pesquisadora do IETS no âmbito do Observatório Sebrae/RJ (diagnósticos regionais no estado do Rio de Janeiro, pesquisas sobre o Simples Nacional).
  • 21:00 às 22:15 – Mesa redonda: Desafios e possibilidades da implantação da Lei Geral Municipal no litoral paranaense, com representantes:
    • Fórum Permanente das Micro Empresas de Pequeno Porte
    • Unespar - Paranaguá - Curso de Ciências Contábeis
    • SEBRAE/Paraná
    • Sindicatos dos Contabilistas do Litoral Paranaense
    • UFPR Setor Litoral