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Descrição dos Projetos

por Pós-doutor Cleverson Molinari Mello - MELLO, C. M. última modificação 30/04/2022 12h35
Docentes Efetivos

DR. CLEVERSON MOLINARI MELLO

Empresa Familiar e Relações de Poder

A proposta tem como objetivo investigar os valores, crenças e conflitos nas empresas familiares, levando-se em conta suas especificidades ao tratar das categorias família e poder. Para análise da categoria “família” é utilizado como ponto de partida autores como Friedrich Engels e Elisabeth Roudinesco, entre outros. A investigação busca uma perspectiva múltipla ao confrontar a categoria “poder” através de diferentes concepções: marxista, foucaultiana e weberiana. Nesse sentido, a pesquisa justifica-se por dois aspectos: a) pela relevância econômica e social dessas organizações; b) pelas reflexões a respeito das práticas, controle e relações estabelecidas; sejam elas criadas e/ou reproduzidas; provenientes dessas relações. Para análise, dentro da referida proposta, é realizado um diálogo entre diferentes áreas do saber através da convergência e distanciamento entre os conceitos dos diversos autores utilizados.

Programa Paraná Empreende Mais

O programa tem como objetivo apoiar financeiramente as Universidades Públicas por meio de projetos orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão por meio de cursos na modalidade remota, para capacitação e orientação às ações motivadoras do empreendedorismo incentivando o desenvolvimento socioeconômico por meio da oferta de cursos de capacitação gerencial a micros, pequenos e médios empresários e a MEI?s, a criação de novos empreendimentos e o fortalecimento dos existentes, assim como impulsionar empreendimentos geradores de produtos, processos e serviços inovadores que proporcionem a geração de emprego e renda no campo e na cidade; promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação, por meio da execução de projetos que apoiem o empreendedorismo do Estado.

Financiamento: Fundação Araucária.


DR. ADILSON ANACLETO

Gestão estratégica para a inovação e desenvolvimento profissional em comunidades socialmente vulneráveis no litoral do Paraná: um elo entre a cidade e o campo

Desenvolver ações voltadas a capacitação de pessoas em comunidades socialmente vulneráveis no Paraná, na área rural e urbana que possuem dificuldades de geração de renda e sustento familiar, por meio, de um levantamento das principais dificuldades de produção horticultura orgânica e auxilio para a inserção no mercado de trabalho.

Financiamento: USF 

 Planejamento estratégico empresarial

O projeto visa desenvolver estudos que possam orientar pequenas e medias empresas em processos organizacionais estratégicos visando o posicionamento competitivo dessas pequenas organizações gerando emprego e renda regional.

Financiamento: Fundação Araucária  

 Cadeia Produtiva de Flores

O Estado do Paraná é centro produtor e de comercialização de flores, porem nas últimas décadas em algumas regiões a cadeia produtiva apresentou redução, neste contexto, visando subsidiar uma melhor compreensão do cenário atual da gestão estratégica da cadeia produtiva, busca-se identificar os processos de produção, distribuição e comércio na cadeia produtiva de flores no Paraná evidenciando as limitações e possibilidades, bem como apresentar possíveis caminhos na retomada do desenvolvimento.

Financiamento: Fundação Araucária

 Vulnerabilidade e construções de enfrentamento: a percepção de mulheres em comunidades socialmente vulneráveis

As desigualdades sociais é um dos fenômenos mais relevantes que influencia na formação de jovens, sendo as meninas mais suscetíveis aos riscos, dado que o contexto e a interação social podem interferir na construção da personalidade, no comportamento e, consequentemente na vida adulta. Este estudo objetiva investigar os riscos e da vulnerabilidade acerca da pobreza, as construções de enfrentamento ao mundo e a relação desses fatores com a educação, políticas públicas e geração de renda familiar.

Financiamento: Fundação Araucária  

 Horticultura orgânica em comunidades socialmente vulneráveis

O projeto de pesquisa é realizado em comunidades com baixo IDH e visa atender a população em condições de vulnerabilidade social, ofertando uma nova alternativa de renda pela pratica da horticultura orgânica, dado que a Universidade Estadual do Paraná, como um agente público de ensino superior, a partir projeto deste projeto de ensino, extensão e de pesquisa pode contribuir para a superação dos desafios diagnosticados nessas comunidades, sendo objetivos específicos deste projeto de pesquisa a) Promover um levantamento das principais demandas em termos de consumo de produtos com origem de horticultura orgânica. b) promover capacitação as famílias em condições de vulnerabilidade social em áreas urbanas e rurais para a realização das práticas de horticultura orgânica com o objetivo de renda. c) promover estudos científicos no que se refere as implicações e potencialidades da produção orgânica no contexto regional.

Financiamento: USF 

 Produtos Florestais Não Madeiráveis (PFNM) e Produtos Típicos do litoral paranaense: desafios e potencialidades

O Paraná desde a década de 1970 teve forte relação com o extrativismo dos PFNM (Produtos florestais não madeiráveis), sendo que a partir da década de 90 iniciou o declínio da atividade e o êxodo das famílias para grandes centros urbanos. Nesta perspectiva, este projeto de pesquisa objetiva gerar um conjunto de conhecimentos e instrumentos práticos que orientem ações e iniciativas de desenvolvimento de micro e pequenos empreendedores urbanos e rurais, gerando alternativas sustentáveis embasadas na análise de variáveis socioeconômicas com a finalidade de gerar renda e trabalho reduzindo o êxodo, respeitando a história das comunidades costeiras em um diálogo de saberes entre a comunidade cientifica e o conhecimento empírico, ao mesmo tempo em que se exercita a pesquisa, a extensão e o ensino, bem como na preservação dos recursos naturais.

Financiamento: Fundação Araucária

 

DRA. ELAINE CRISTINA LOPES

Apropriação, gestão, mediação e uso da informação para construção de conhecimento em ambientes empresariais.

Oferecer suporte para a realização de estudos que propiciem os avanços no campo de estudos acerca da gestão estratégica da informação e do do conhecimento. Desenvolver pesquisas que estruturem a base para criação de modelos de gestão nesse contexto. Subsidiar grupos de pesquisas e pesquisadores no processo de avanço das discussões sobre a temática.


DR. SANDRO VALDECIR DERETTI LEMES

Chamada Fundação Araucária CP 09/2021 - Programa Pesquisa Básica e Aplicada (Protocolo Nº: PBA2022011000287). Percepção da Comunidade Litorânea do Estado do Paraná sobre Mudanças Climáticas

O presente projeto tem como base o objetivo 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima - dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como, a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil, ambos propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar e mobilizar a população em todo o mundo sobre a importância dos oceanos, que neste estudo será aplicado aos sete municípios do litoral paranaense. Estes 2 grandes marcos globais, preconizam o desenvolvimento de ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares, incentivando a reflexão sobre as ações urgentes e necessárias para o uso e proteção do espaço costeiro e marinho no país. Para que ações efetivas sejam implementadas, faz-se necessário um estudo preliminar de percepção da população, quanto ao conceito das Mudanças Climáticas, bem como os seus riscos e vulnerabilidades associados. Os municípios costeiros do Paraná são vulneráveis à exposição costeira, possuem certa sensibilidade socioeconômica e demográfica, e uma capacidade adaptativa, demonstrando, com isso, altos índices de vulnerabilidade às MC. Para analisar a percepção da população desses locais será aplicado um questionário pré- estabelecido, com base em um levantamento/survey e análise quantitativa. Os questionários serão aplicados pelo método de conveniência ou acidental, onde os indivíduos respondem voluntariamente. A abordagem será preferencialmente virtual, por meio da internet, por meio de e-mails, rede sociais e/ou por aplicativo multiplataforma de mensagem instantânea, e presencial quando necessário. Este projeto tem como objetivo estruturar os diferentes tipos de percepção da população litorânea paranaense sobre as MC, visando gerar subsídios para proposição de ações e políticas públicas que reforcem os objetivos do desenvolvimento sustentável nos municípios costeiros do Paraná.

Chamada MCTIC/CNPqNº 28/2018 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (processo: 433411/2018-0). Perspectivas da orientação para o serviço e performance organizacional: um estudo no varejo brasileiro

A adoção de uma estratégia de negócios orientada para a oferta de serviços tem sido vista como um caminho para varejistas atuarem de maneira mais eficiente em ambientes competitivos. Isto exige que os gestores de empresas varejistas direcionem atenção nos serviços de forma mais intensiva e em um nível estratégico, bem como na relação da organização com os ambientes externos e internos. Com base em uma prévia revisão da literatura sobre estudos que envolvem o constructo Orientação para o Serviço, duas lacunas de pesquisa são identificadas. A primeira é em relação às fronteiras do próprio conceito de Orientação para o Serviço. A Orientação para Marketing e Orientação para o Serviço são confundidos como sinônimos, apesar de possuírem dimensões constituintes distintas. A segunda lacuna constatada é a oportunidade para investigações empíricas de Orientação para o Serviço no contexto de varejo e em mercados emergentes. Pesquisas sobre essas características são encorajadas em estudos anteriores no campo da estratégia de marketing e de serviços. Portanto, este estudo buscará investigar duas perspectivas distintas do conceito de Orientação para o Serviço no nível organizacional. A primeira perspectiva tem como ideia principal de que a Orientação para o Serviço exige uma postura de estratégia de negócio, onde a oferta de conveniências ao cliente acontece como uma resposta ao ambiente competitivo e inovador visando a conquista de mercados. Neste sentido, o aumento da oferta de serviços deve ocorrer sistematicamente e estar focada no longo prazo, uma vez que o varejista está geralmente em uma posição privilegiada para ser o principal integrador de serviços associados a produtos manufaturados. A segunda perspectiva concebe a Orientação para o Serviço como um traço interno da cultura organizacional, onde o foco no cliente, o atendimento dos funcionários da linha de frente e o suporte gerencial na prestação de serviços devem ser priorizados. Neste ponto se verifica que a Orientação para o Serviço assume uma expressão comportamental a partir das atitudes dos funcionários, bem como das políticas de estímulos da empresa para gerar um ambiente propício para a oferta de serviços. A identificação do empregado com a empresa pode ser um poderoso preditor de resultados relevantes no contexto de varejo. Esta visão é construída sobre a teoria da identidade social, com origens em pesquisas conduzidas em 1970 pelo psicólogo britânico Henri Tajfel. Associada aos aspectos emocionais da relação entre empresa e cliente, a identificação tem sido estudada como um fator adicional, com a satisfação dos clientes em relação às empresas em termos de satisfação dos funcionários, desempenho de mercado e financeiro. Nesse sentido, na medida em que uma organização é percebida por seus funcionários como tendo adotado um conjunto de políticas, práticas e procedimentos melhor será o clima organizacional para serviço. Para este estudo são previstos dois níveis diferentes de análise: com gerentes, para captar aspectos estratégicos da oferta de serviços; e com funcionários de atendimento ao cliente, para captar a percepção destes em relação ao clima e cultura organizacional para serviço em empresas varejistas que farão parte desta pesquisa. A análise em níveis distintos da empresa, em relação às facetas Orientação para o Serviço, visa a redução de eventuais vieses de percepção. A literatura indica a existência de escalas já desenvolvidas para mensuração da Orientação para Serviços, tanto na perspectiva estratégica, quanto na abordagem de clima e cultura organizacional. As características destas abordagens serão particularmente relevantes no contexto atual dos desafios do varejo físico brasileiro.


DRA. LUCIANE SCHEUER

Sazonalidade do Turismo no Litoral do Paraná. Impactos e Potencialidades

 Desenvolver com base na realização de estudos científicos e na aplicação de projetos de extensão complementares a formação discente, pesquisas que integrem o turismo e a gestão, buscando trazer dados que auxiliem nas estratégias de crescimento sustentável da atividade turística no litoral do Paraná.

 

DR. SEBASTIÃO CAVALCANTI NETO

Estratégias e Políticas públicas para fontes renováveis de energia no Brasil

O Brasil tem enorme potencial em recursos naturais que podem e devem ser explorados e que auxiliam o mix energético nacional. Mapear as estratégias e políticas públicas que estimulam ou criam barreiras para o uso das fontes de energias renováveis é o principal objetivo deste projeto. Para tanto, pretende-se mapear as estratégias e políticas públicas por meio das leis e regulamentos adotados e quais energias renováveis são mais citadas nas publicações oficiais. A metodologia inicialmente empregada será uma revisão sistemática da literatura, seguida de pesquisa secundárias em publicações oficiais. Como principais resultados, espera-se o levantamento das estratégias e políticas públicas sobre energias renováveis adotadas pelo Governo federal, assim como, os tipos de energias renovável que possuem maior valor.

 

DRA. MÔNICA HEREK

ACCOUNTABILITY, GESTOR PÚBLICO E ORGANIZAÇÕES

As áreas de ciências sociais (e aplicadas), humanas entre outras com interesses em políticas públicas ao longo das últimas décadas têm produzido significativamente à respeito dos problemas e transformações a ela relacionados. Os problemas e transformações relacionados às mudanças sociais, políticas e econômicas mundiais, acendem o debate sobre o papel da accountability e sua relação com gestores e organizações. As transformações sociais exigem maior participação social sobre no desenho da política e maior accountability das instituições públicas, entretanto, pouco tem se estudado sobre a influencia das relações sociais organizacionais como elemento interveniente à influencia da accountability sobre o gestor público e ainda menor é a literatura sobre instituições públicas de educação superior e sua accountability.

 

MSC. GEÓRGIA DA CUNHA BEN

Triplice Fronteira

Visitas Tecnicas com o objetivo de promover o conhecimento prático das disciplinas de Gestão da Qualidade, Adminitração de Produção e Administração de Materiais,