Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Ciências Biológicas > Disciplinas > Laboratório de Avaliação dos Impactos Ambientais

Laboratório de Avaliação dos Impactos Ambientais

por Luis Fernando Roveda última modificação 20/10/2015 16h39

Nesse laboratório serão preparadas aulas práticas de Fundamentos de Química, Bioquímica, Biofísica e Introdução a Química Ambiental. Na área de pesquisa esse laboratório será utilizado pelo grupo de pesquisa AVIMA, que tem como principal objetivo avaliar a concentração de íons fosfatados, nitrogenados e íons metálicos que foram adicionados antropicamente nos diferentes compartimentos ambientais. Bem como caracterizar esses ambientes utilizando outros parâmetros físico-químicos. Por fim discutir o impacto que os mesmos ocasionam ao meio ambiente, se baseando nas normas que regulamentam esses parâmetros no país, principalmente as Resoluções No 357/2005 e 420/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Disciplinas Relacionadas: Fundamentos de Química, Bioquímica, Biofísica e Introdução a Química Ambiental.

Grupo de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4280420604139753

Equipamentos: Para realizar ensaios potenciométricos e turbidimétricos existe o pHmetro de bancada modelo PHS-3E PHTEK e o turbidimetro digital portátil TU2016 AKSO. Para realizar os ensaios gravimétricos existe a chapa aquecedora modelo DB-IVAC Biomixer e a balança analítica digital FA2101 Bioprecisa. Para ensaios espectrofotométricos existe o espectrofotômetro U2M Quimis.

Trabalhos em Andamento:

•  Determinação Espectrofotométrica de Nitrato em Amostras de Água Mineral.

• Avaliação dos Parâmetros Físico-Químicos das Águas do Rio Peri, Pontal do Paraná, PR

• Avaliação da Influência das Marés na Concentração de Sólidos Totais nas Águas do Rio Guaraguaçú – PR.

• Laboratório de Avaliação dos Impactos Ambientais (LAVIMA).

• Estudo de caso da percepção do processo de educação ambiental e da produção de resíduos sólidos por alunos do ensino fundamental.

• Aplicação de atividade lúdica para o aprendizado de conceitos químicos: Estudo de caso.

Trabalhos Concluídos:

• Caracterização Físico-Química das Águas do Rio da Vila em Paranaguá.

• Avaliação dos Nutrientes Presentes nas Águas do Rio São Joãozinho.

• Avaliação do Processo de Redução de Nitrato a Nitrito em Amostras de Água Utilizando Zinco em Pó.

Desenvolvimento de Atividades motivadoras do aprendizado de Conceitos Químicos para alunos do Ensino médio

• Avaliação dos Macro-Nutrientes Presentes nas Águas de Irrigação da Propriedade Rural “Xítio do Xaxo”  - Paranaguá-PR

• Avaliação da Concentração do Íon Fosfato em Recursos Hídricos de Algumas Cidades do Litoral Paranaense.

Coordenador: José Roberto Caetano da Rocha

Acadêmicos: Ana Carolina Carneiro da Silva; Guilherme Luiz Gonçalves de Souza; Isabela Staszczak, Camila de Carvalho Costa.

Monitores: Gesica da Costa Bernardo Soares; Jaqueline dos Santos Pontes.