Franciane Maria Pellizzari Dra.
Professora Adjunta do Colegiado de Ciências Biológicas
Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (PALI).
Membro do Conselho do Centro de Área de Ciências Humanas, Biológicas e de Educação.
Coordenadora de Projeto Inserido no Programa de Pesquisas da Ilha da Trindade e Arquipélago de São Pedro e São Paulo (PROTRINDADE e PRIARQUIPELAGOS -SECIRM, Marinha do Brasil)
Integrantes de Projeto Inserido no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR - SECIRM)
Assessora de Área da Fundação Araucária
Comitê Gestor da Rede de infraestrutura Multiusuárias de Pesquisa do Paraná - RIMPP
Membro Consultivo e redatora da Pool of Experts - Division for Ocean Affairs and the Law of the Seas - DOALOS / ONU - United Nations
Paranaguá , Paraná 83203-560
Instrução:
- Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1996).
- mestrado em Botânica (Laboratório de Fitoplâncton Marinho) pela Universidade Federal do Paraná (2000).
- Doutorado em Botânica (Laboratório de Algas Marinhas) pela Universidade de São Paulo (2005).
- Pós doutorado pelo Instituto de Biociências-USP e Universidade Federal Fluminense (áreas: Ecologia Marinha e Oceanografia Biológica).
Biografia:
Professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranaguá e professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (PALI). Credenciada como colaboradora aos seguintes cursos de pós-graduação: 1. Instituto de Biociências da USP (Botanica, Lab. Algas Marinhas); 2. MBA em Gestão Ambiental Portuária da UNIVALI; 3. Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos - Mestrado em Ecologia e Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade de Santa Cecília (Santos - SP). Coordenadora do Laboratório de Ficologia e Qualidade de Água Marinha (LAQUAMAR), inserido na Unidade de Conservação Floresta Estadual do Palmito (IAT). Áreas de atuação: Estudos de taxonomia (clássica e molecular), macroecologia e biogeografia de macroalgas, cultivo extensivo de Gayralia (Chlorophyta), e estudos de compostos algais com potencial bioativo. Especialista em Biodiversidade de macroalgas de ilhas remotas tropicais e polares frentes às mudanças meteorológicas e oceanográficas Coordenadora de projeto inserido no PROTRINDADE e no PROARQUIPÉLAGOS sobre diversidade, aspectos macroecológicos, biogeográficos e bioatividade de macroalgas frente a câmbios climáticos. Integrante de projeto sobre Biodiversidade e distribuição de macroalgas e fungos associados na Antártica Marítima (PROANTAR). Orienta trabalhos sobre levantamento florístico e biomassa de macroalgas no litoral do Paraná e Uruguay, em áreas costeiras, de manguezais e insulares. Participa de programas internacionais de monitoramento ambiental realizado pelo SARCE (South American Group of Coastal Ecosystems), que analisa os efeitos em médio e longo prazo das mudanças climáticas sobre a biota marinha em escala latitudinal nas Américas, provendo dados p o Census of Marine Life e p a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). Apta a inserir dados na plataforma OBIS (Ocean Biogeographic Information System), um programa de SIG e biogeografia marinha do IOC / IODE (UNESCO). Integra Comitê Gestor RIMPP (Rede de infraestrutura Multiusuárias de Pesquisa do Paraná). Em 2018 tornou-se integrante e redatora da "Pool of Experts" da DOALOS - ONU que publica a cada triênio relatório global sobre a conservação dos oceanos, intitulado: “Global Integrated Marine assessment”. Consultora ambiental credenciada pelo Conselho Regional de Biologia de empresas adjacentes a zona portuária de Paranaguá e Antonina (APPA). Em 2021 iniciou projeto de extensão sobre a Década dos Oceanos da ONU vs divulgação científica universitária no litoral do Paraná. Foi Coordenadora de pesquisa, entre 2008 e 2011, do programa de balneabilidade de praias do Estado do Paraná. Projetos de Divulgação científica: @phycopolartropic e @decadadosoceanos_unespar.